ANPARQ Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo

 
 
EVENTOS



URBICENTROS#4 (João Pessoa) INVISIBILIDADES E CONTRADIÇÕES DO URBANO

09/12/2013 à 14/12/2013



URBICENTROS#4 (João Pessoa) INVISIBILIDADES E CONTRADIÇÕES DO URBANO

para mais informações acesse o site do evento

A lógica de abandono, fragmentação, descontinuidade e exploração especulativa que se associam às INVISIBILIDADES E CONTRADIÇÕES DO URBANO,podem constituir objeto de reflexão para a compreensão e construção de um projeto democrático de cidade.

Esta é a ideia fundamental do Urbicentrso#4, que parte do entendimento de que taisINVISIBILIDADES E CONTRADIÇÕES presentes nas ocupações, espaços públicos e estruturas arquitetônicas das ÁREAS CENTRAIS TRADICIONAIS são conflitantes – e por isso mesmo invisíveis e contraditórias –, na medida em que fogem à norma culta, aos padrões urbanísticos preestabelecidos ou por entoarem vozes dissonantes que, portanto, não interessam serem escutadas. Para ouvi-las é necessário, como sugere Benjamim, “perder-se numa cidade, como alguém se perde numa floresta”, mantendo-se alerta, atento e, sobretudo, disposto, “nesse caso, o nome das ruas deve soar para aquele que se perde como o estalar do graveto seco ao ser pisado, e as vielas do centro da cidade devem refletir as horas do dia nitidamente quanto um desfiladeiro”

Pensar as áreas centrais das cidades a partir das suas invisibilidades e contradições requer pensá-la a partir: das ocupações espontâneas dos seus espaços, públicos ou privados, convertidos em moradia; dos seus espaços públicos enquanto lugares privilegiado de uma alteridade radical; e das suas estruturas arquitetônicas museificadas, portanto mortas, ou precárias, porém vivas. Pensar as ÁREAS CENTRAIS TRADICIONAIS DA CIDADE, não é uma forma de pensar uma parte da cidade como algo específico e isolado; pensar estas áreas é uma maneira de pensar a cidade.

URBICENTROS#4 é um desdobramento do programa DINTER-CAPES [Doutorado Inter institucional] realizado entre os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal da Paraíba com a colaboração de uma rede de Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da região Nordeste do Brasil.

Esse ano, por coincidir com a conclusão do programa, o URBICENTROS#4 reserva um espaço especial para que os recém doutores do DINTER – arquitetos, engenheiros, geógrafos, geólogos e urbanistas – possam apresentar os resultados de suas pesquisas, muitas das quais se debruçaram sobre a cidade de João Pessoa, a partir dos diferentes enfoques que decorrem de seus múltiplos olhares e de suas especificas competências. Assim, por ser o centro histórico de João Pessoa o foco da maioria dos temas das teses, decidiu-se elegê-lo como palco do evento, buscando também o envolvimento das comunidades que nele habitam e que contribuem para mantê-lo vivo e pulsante.

FORMATO

MANHÃ: # PAINÉIS [Palestra + Mesa Redonda]

Os períodos da manhã serão dedicados às Palestras,proferidas por convidados internacionais e nacionais, que irão abordar, a cada dia, um dos eixos temáticos propostos para o evento, a saber: [I] Invisibilidades e contradições presentes nas OCUPAÇÕES; [II] Invisibilidades e contradições presentes nos ESPAÇOS PÚBLICOS e [III] Invisibilidades e contradições presentes nas ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS. Essas apresentações serão seguidas de Mesas Redondas, em que será aprofundado o debate e fomentado o diálogo entre os diferentes atores sociais e as instituições públicas envolvidas, fornecendo o arcabouço teórico que servirá de suporte às ações programadas para o período da tarde.

TARDE: # WORKSHOP

sarau_2

Os períodos da tarde do URBICENTROS#4 serão dedicados à realização de um Workshop em que os participantes são convidados a se debruçarem sobre as problemáticas e as potencialidades do centro histórico de João Pessoa e, dessa experiência, produzir narrativas inspiradoras que permitam estabelecer pontos de referência a partir dos quais extrair ideias, conceitos e sugestões sobre o rico conjunto de questões propostas pelos 3 EIXOS TEMÁTICOS do evento. Essa apreensão se dará a partir da observação e registro das diferentes ações que se estabelecem no espaço urbano,e terão as sínteses realizadas por cada grupo apresentadas no Sarau de Encerramento e publicadas nos ANAIS URBICENTROS#4..

NOITE: # SARAUS CULTURAIS

sarau_1

Nos períodos da noite do URBICENTROS#4 terão lugar osSaraus Culturais com novos formatos de abordagens das questões propostas pelos EIXOS TEMÁTICOS, ocupando e utilizando espaços públicos num clima criativo e descontraído. Para estas sessões está aberta uma chamada de trabalhos específica onde são aceitos formatos diversos como vídeos, instalações, performances, encenações, musica, dança, etc, que impliquem na miscigenação dos saberes e das culturas. As contribuições selecionadas serão apresentadas em telões e pequenos palcos improvisados, instalados em lugares da cidade especialmente significativos para os temas tratados, constituindo o pano de fundo desses momentos dedicados ao encontro e à troca de experiências.

REALIZAÇÃO:

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB [PPG-AU UFPB]

PROMOÇÃO:
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB [PPG-AU UFPB]
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA [PPG-AU UFBA]

COORDENAÇAO GERAL
ELISABETTA ROMANO [PPG-AU UFPB]
MARCIO COTRIM [PPG-AU UFPB]
XICO COSTA [PPG-AU UFBA]

COMITE CIENTIFICO [confirmados]
Elisabetta Romano [PPG-AU UFPB]
Francisco de Assis da Costa [PPG-AU UFBA]
Gilberto Corso Pereira [[PPG-AU UFBA]
Jovanka Baracuhy [PPG-AU UFPB]
Luciana Passos [PPG-AU UFPB]
Marcia Sant’Anna [PPG-AU UFBA]
Marcio Cotrim [PPG-AU UFPB]Paola Berenstein Jacques [PPG-AU UFBA]

COMITE DE PARECERISTAS [WORKSHOPS]

Eixo 1: OCUPAÇÕES
Elisabetta Romano [PPG-AU UFPB] – Coordenadora

Eixo 2: ESPAÇOS PÚBLICOS
Jovanka Baracuhy [PPG-AU UFPB] – Coordenadora

Eixo 3: ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS
Marcio Cotrim [PPG-AU UFPB] – Coordenador

COMITE DE PARECERISTAS [SARAUS][em construção]
COORDENADORES DO WORKSHOP[em construção]
COORDENAÇÕES SETORIAIS[em construção]

APOIO:

[DINTER]
LUIZIA MÁRCIA FONSECA DE LIMA
ANTONIO FRANCISCO DE OLIVEIRA
ANTONIO GUALBERTO
ARACI FARIAS SILVACLOVIS DIAS
ELIEZER ROLIM FILHO
ENILDO TALES
JOSÉ ESTEVAM MEDEIROS
JOSÉ REINOLDS CARDOSO DE MELOLIANA CHAVESMAGNO ARAUJOORLANDO VILLARPAULO GERMANO TOSCANO MOURAUBIRATAN PIMENTEL

[Mestrandos:]
ALESSANDRA SOARES DE MOURA
ANDREI DE FERRER ARRUDA CAVALCANTI
ANNE CAMILA CESAR SILVACAMILA COELHO SILVACAROLINE CEVADA
MARCELA DIMENSTEINMARJORIE MARIA ABRU GOMESEMANOELLA SARMENTO

[Graduandos:]
LAURA QUEZADOJOALISSON
PAULO CESAR LOPES
SUZANA MONTENEGRO

APOIO FINANCEIRO:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

APOIO INSTITUCIONAL:
PPG-AU – Universidade Federal de Alagoas [UFAL]
PPG-AU – Universidade Federal do Rio Grande do Norte [UFRN]
MDU – Universidade Federal de Pernambuco [UFPE]

APOIO CULTURAL:
Visões Urbanas [PPG-AU FAUFBA]
Latitude21
VITRUVIUS

para mais informações acesse o site do evento



 
 
MAIS EVENTOS


desenvolvido por Labasoft
ANPARQ © 2024 - ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - www.anparq.org.br