ANPARQ Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo

 
 
EVENTOS



Curso de especialização Paisagem e Paisagismo

08/10/2016 à 26/12/2016



Curso de especialização Paisagem e Paisagismo

Curso de Especialização Paisagem e Paisagismo

Centro Universitário Central Paulista – UNICEP – São Carlos, SP

Início: 08 de Outubro de 2016

Duração: 18 meses

O curso de especialização Paisagem e Paisagismo pretende aprofundar os conhecimentos dos profissionais para atuarem nas diversas escalas do projeto para os espaços abertos que integram as cidades, a partir da perspectiva do paisagismo e a sustentabilidade das áreas urbanas. Pretende-se também estudar os aspectos conceituais, de projeto, de produção e de apropriação social da paisagem construída e natural; investigar as bases biofísicas e construídas que condicionam e permitem a sustentação das paisagens e contribuem para o bom desempenho dos espaços construídos;.

O curso está voltado para Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros Agrônomos, Florestais, Ambientais e Civis, Designers, Biólogos, Geógrafos e outros profissionais graduados interessados na abordagem teórica e aplicabilidade prática das questões relativas à paisagem urbana, à arquitetura da paisagem, ao meio ambiente, ao design e ao paisagismo.

Ao final do curso serão oferecidos dois módulos de projeto paisagístico exclusivamente a arquitetos, ministrados pelo Arquiteto e Urbanista Leandro Schenk, filiado à ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas - e amplamente premiado em importantes concursos paisagísticos.

Conteúdo programático: Conceitos e definições; Noções básicas de botânica: espécies vegetais; Noções básicas sobre solo; Representação livre e digital; Teoria e história do paisagismo; Micro e macro paisagismo; Elementos do paisagismo; Legislação ambiental e paisagística; Metodologia científica; Implantação e manutenção de áreas verdes; Gestão e planejamento; Projeto paisagístico 1: concepção; Projeto paisagístico 2: detalhamento; Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Metodologia:O curso é presencial e os encontros estão estruturados com aulas expositivas; dinâmicas em grupos para discussão de textos e temas atuais; práticas em canteiros experimentais e visitas a viveiro e ao Instituto Plantarum.

Corpo docente: Mestres, Doutores e Pós-doutores com amplo conhecimento na área. Adriana



 
 
MAIS EVENTOS


desenvolvido por Labasoft
ANPARQ © 2024 - ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - www.anparq.org.br