Apresentação

O 4º SENAU, com a temática “Inovação e Ética na Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo”, ocorreu no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, entre os dias 22 e 23 de outubro de 2015.

O evento buscou discutir as temáticas Inovação e Ética com a finalidade de estabelecer uma agenda comum para os programas de pós-graduação e para a ação da ANPARQ junto aos organismos de pesquisa brasileiros e estrangeiros.

A inovação na sociedade contemporânea tem sido associada ao desenvolvimento social e econômico dos países. O conceito de inovação apesar de relacionar-se à pesquisa e desenvolvimento (P&D), pode ser entendido de modo mais amplo, associado principalmente à aplicação do conhecimento.

A área de Arquitetura e Urbanismo insere-se em um campo de conhecimento, que para além da reflexão teórica, possui forte relação com as atividades práticas, projetuais, de produção e de intervenção em diversas escalas espaciais - do edifício ao espaço urbano e regional. Neste contexto, os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Stricto Sensu ocupam posição fundamental, empreendendo processos de ensino, pesquisa e extensão estreitamente relacionados e inovadores, que podem e devem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Por outro lado, ética e integridade em pesquisa são hoje pautas presentes em todas as IES, em seus Conselhos ou Comitês, de forma a estabelecer princípios e regras de conduta para as pesquisas. A discussão sobre o tema tem sido fortemente pautada pelas áreas da saúde, pioneiras no estabelecimento de diretrizes éticas para a pesquisa. O debate nos últimos anos tem adquirido outra dimensão sob a ótica das ciências humanas e sociais aplicadas a partir da formação de grupos de trabalho e fóruns específicos.

Assim, a ANPARQ conduziu a discussão destes temas junto aos programas e pesquisadores da área de Arquitetura e Urbanismo e buscou contribuir para o aprimoramento da qualidade das pesquisas neste campo do conhecimento.

PÚBLICO-ALVO: estiveram presentes no evento cerca de 170 pessoas, entre elas coordenadores do programas de Pós-Graduação filiados a ANPARQ, professores, pesquisadores e alunos dos cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo de vários estados brasileiros

  • Clique para acessar a Programação do Evento