Histórico

Criada em 2004, a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – ANPARQ - é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação em âmbito nacional. Congrega programas de pós-graduação, entidades e pesquisadores individuais que desenvolvam atividades de pesquisa e/ou ensino de pós-graduação de forma regular e sistemática na área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Suas finalidades básicas são: estimular, apoiar e incentivar atividades inerentes à formação, à pesquisa, à cultura e ao desenvolvimento cultural e tecnológico da área de Arquitetura e Urbanismo.

Entre as atividades previstas para a ANPARQ está a realização de dois eventos bienais - o Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (SeNAU) e o Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ENANPARQ), além do apoio a outros eventos na área. Os primeiros foram previstos para ocorrer em anos ímpares, visando congregar representantes dos programas associados e filiados para refletir sobre os caminhos da área, sua natureza, possibilidades de atuação e as políticas que lhe são inerentes. Os encontros nacionais ocorrem em anos pares, tendo como objetivo divulgar a pesquisa e a produção de pós-graduação em AU, abrigando um número maior de participantes docentes, discentes e pesquisadores.

O 1º SeNAU foi promovido pelo PPGAU/USP-SC, em junho/2009, com o apoio da Fapesp e teve 50 participantes, dentre os quais 27 representantes de 14 Programas de Pós-Graduação em AU. Sua temática envolveu as relações da pós-graduação em AU, com a graduação e com o mundo profissional.

O 2º SeNAU ocorreu em julho/2012 e foi promovido pela UFRJ (PROARQ/PROURB) e UFF. Contou com 91 participantes, entre os quais 35 representantes de 16 PPGAU e com o apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ. A temática geral proposta foi a difusão da produção de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no debate sobre os periódicos científicos.

O 3º SeNAU ocorreu em Natal-RN, foi organizado pelo PPGAU/UFRN e o PPGAU/UFPB, com o apoio da CAPES e FAPERN e contou com 120 participantes, entre representantes dos programas associados e filiados docentes, pesquisadores e discentes. Nessa edição o evento tratou de questões relacionadas à produção bibliográfica, analisadas a partir de dois pontos de vista: a atuação de editoras/livreiros e os critérios para sua avaliação na área de AU+D da CAPES.

O 4º SeNAU, promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com a colaboração da PUC - Campinas e UFRJ, contou com o apoio do Fundo Mackpesquisa, Capes e CNPq. O evento reuniu 170 participantes - coordenadores dos programas de Pós-Graduação filiados a ANPARQ, professores, pesquisadores e alunos dos cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo de vários estados brasileiros. Os temas Inovação e Ética foram discutidos com a finalidade de estabelecer uma agenda comum para os programas de pós-graduação e para a ação da ANPARQ junto aos organismos de pesquisa brasileiros e estrangeiros. Esta publicação apresenta os resultados deste evento.