XII Jornada de Iniciação Científica – Escola da Cidade – Evento Online

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo realiza de forma remota a XII Jornada de Iniciação Científica entre os dias 3 e 6 de novembro, das 9h30 às 15h.

Abertas a todo público interessado (não é necessário inscrição prévia).

Promovida anualmente pela Escola da Cidade desde 2009, a Jornada de Iniciação Científica chega a sua XII edição em modo remoto, tendo em vista o contexto da pandemia de Covid-19. Contando novamente com apoio fundamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq), esta edição da Jornada de Iniciação Científica possibilita o debate acadêmico entre alunos da Escola da Cidade e de outras universidades, faculdades e escolas de ensino superior. A possibilidade de colocar em diálogo os trabalhos de iniciação científica realizados na Escola da Cidade com aqueles feitos em outras instituições de ensino é uma oportunidade única de ampliação das perspectivas de debate, fundamental para o adensamento do pensamento crítico, no âmbito da pesquisa científica em arquitetura e urbanismo.

A edição 2020 da Jornada de Iniciação Científica contará com 16 mesas, que abarcam cerca de 80 pesquisas de alunos de graduação de todo o país, e que contarão com os comentários de profissionais de destaque em seus campos de atuação – igualmente espalhados por instituições, estados e mesmo continentes diversos.

O encerramento do evento acontece com as conferências de professores responsáveis por três grupos de trabalho que desenvolvem pesquisas em rede envolvendo docentes e discentes (de graduação e de pós) de várias instituições e consolidando frentes de ação inovadoras e impactantes. Contaremos com a presença da Profa. Dra. Nilce Aravecchia Botas (FAU-USP) coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina(CACAL), do Prof. Dr. Fabio Velame (FAU-UFBA) coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Étnicos e Raciais em Arquitetura e Urbanismo (EtniCidades) e do Prof. Dr. Fernando Atique(EFLCH-Unifesp) coordenador do grupo de pesquisa Cidade Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH) e do Grupo de Pesquisa Paulicéia Esfacelada.

Os Anais do evento, com o resumo de todos os trabalhos, serão publicados na revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade #10, que será lançada em plataforma digital durante o evento (http://ojs.escoladacidade.org/index.php/cadernos)