A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) divulga os resultados do Prêmio ANPARQ 2024, reconhecendo as melhores produções acadêmicas e científicas na área.
Nesta edição, foram 208 trabalhos homologados, avaliados por 198 pareceristas de diversas instituições. Entre os destaques premiados estão:
- Artigo em periódico: Concreto armado, prelúdio da modernidade: O papel do Grande Hotel na verticalização do Rio de Janeiro (Maria Cristina Nascentes Cabral e Nina Zonis).
- Capítulo de livro: Epistemology of the ‘Laje’: Notes from Favela Rooftops (Bianca Freire Medeiros e Leo Name).
- Livro coletânea: Arquiteturas dos Quilombos da Bahia: territórios, natureza, tempo, cultura e etnicidades (Fábio Macêdo Velame e Any Brito Leal Ivo).
- Livro autoral: Arquitetura sustentável? Quando o discurso não mais sustenta um futuro para a prática arquitetônica (Rita de Cássia Pereira Saramago).
- Tese de doutorado: Com quantos arcos se faz um palácio? A arquitetura do Itamaraty em processo (Cláudio Roberto Comas Brandão).
Parabenizamos todos os participantes e premiados por suas contribuições ao avanço da pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
Para conferir a lista completa de finalistas e menções honrosas, acesse o documento completo da premiação.