Nota da ANPARQ e ANPUR sobre EaD em AU e PUR

NOTA CONJUNTA DA ANPUR E ANPARQ CONTRA O ENSINO A DISTÂNCIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS

A ANPUR e a ANPARQ vêm a público para manifestar seus posicionamentos contrários a manutenção de cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional no grupo de cursos de graduação com oferta de educação a distância (EaD) por instituições de ensino superior conforme o Decreto n. 12.456 de 19/05/2025.

As duas associações destacam que as formações em arquitetura e urbanismo e planejamento urbano e regional baseiam-se na análise e reflexão das relações entre a sociedade e o espaço de cidades e territórios. A troca de experiências em ambientes acadêmicos não mediados por tecnologias digitais entre docentes e discentes é fundamental para a construção do conhecimento e atuação de profissionais voltados ao desenvolvimento de projetos e planos a partir de estudos em campo e discussão de soluções definidas caso a caso, absolutamente distintas da aplicação de modelos que desconsiderem as dinâmicas socioespaciais locais. A convivência de docentes e discentes é de fundamental importância para proposições responsivas a partir do desenvolvimento dos componentes pedagógicos obrigatórios para a formação profissional no país.

Desta forma, em meio às alterações constantes de legislações recentemente aprovadas, pleiteamos que sejam estabelecidas diretrizes para que os cursos de arquitetura e urbanismo e planejamento urbano e regional, a nível de graduação e pós-graduação, possam compor o grupo de formações em que o ensino presencial seja obrigatório.

Curitiba, 23 de maio de 2025

José Júlio Ferreira Lima (Pres. ANPUR gestão 2023-2025) James Shoiti Miyamoto (Pres. ANPARQ gestão 2025-2027)

 

Clique aqui