Em Lisboa, entre 2 e 4 de outubro de 2024, de quarta a sexta-feira, no 5CIHEL vamos discutir o tema: “Fazer
Habitação”.
As quatro edições do Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono – CIHEL foram realizadas, entre 2010 e 2017: em Lisboa/ISCTE-IUL; Lisboa/LNEC, FCTUNL, CML; São Paulo/FAUUSP, FAUMACK e IAU-USP; e Porto, Covilhã, Fundão/CMP, UBI, CMF.
Nestes quatro CIHEL sempre se defendeu que a qualidade e o bem-estar habitacionais dependem de aspetos quantitativos e
qualitativos, aplicados ao espaço doméstico, à vizinhança, ao espaço público, à cidade e ao território, numa reflexão importante quando as carências habitacionais e urbanísticas continuam críticas no conjunto de países que partilham uma das línguas mais faladas no mundo.
Vamos então aproveitar esta importante base cultural e divulgar, discutir e trocar experiências e casos de referência residenciais e urbanos, com destaque para a sempre urgente e sensível promoção de habitação de interesse social.
Importa, também, lembrar o que aprendemos no desenvolvimento de habitação de interesse social ao longo de cerca de um século de promoção, marcada por bons e maus exemplos, e, mais recentemente, em Portugal, durante cerca de 30 anos de dinâmica habitacional municipal, cooperativa e privada que nos deixou um excelente e recente conjunto de casos de referência habitacional e urbana.
E se juntarmos a estas matérias a questão, atualmente urgente, do desenvolvimento de soluções dinamizadas de promoção, projeto e construção habitacional com qualidade e custos controlados, então estamos exatamente focados no tema do nosso novo 5.o CIHEL, que é: Fazer Habitação. Sublinha-se o papel estruturante que a Ordem dos Engenheiros (OE) e a Ordem dos Arquitectos têm na realização deste novo Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, tendo sido nesta iniciativa acompanhada, desde logo, por outras importantes entidades, que, assim, integraram o grupo-base de promoção deste 5.o CIHEL, e que serão, muito em breve, divulgadas.
Os congressos CIHEL foram sempre iniciados no âmbito do GHabitar – Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional (associação técnica e científica sem fins lucrativos).