Minicurrículos dos Autores

Versão em pdf

Abilio Guerra,  http://lattes.cnpq.br/5218253515771817. Arquiteto (FAU PUC-Campinas), mestre e doutor em História pelo (IFCH Unicamp), professor adjunto de FAU Mackenzie (graduação e pós-graduação). É editor da Romano Guerra Editora e do Portal Vitruvius – www.vitruvius.com.br, e coordena o Conselho Editorial da revista científica Arquitextos. Participa como curador e organizador de atividades culturais brasileiras e internacionais e tem vários artigos e livros publicados como autor e editor.

Acalya Allmer. Arquiteta pela Middle Eastern Technical University com mestrado em Teoria da Arquitetura pela mesma instituição. Ela é Ph.D. em Arquitetura pela University of Pennsylvania. Atualmente é professora associada do Departmento de Arquitetura da Dokuz Eylül University, em Izmir, Turquia. Tem publicado constantemente sobre arquitetura contemporânea em diversas revistas internacionais. lang=EN-US>acalya.allmer@deu.edu.tr

Adalberto Retto Junior. Professor de Desenho Urbano e História do Urbanismo na Universidade Estadual Paulista - Unesp, com pós-doutorado no Doutorado de Excelência do Istituto Universitario de Arquitetura de Veneza - Itália. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Instituto Universitario de Arquitetura de Veneza.

Adilson Assis Cruz Júnior. Graduando do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bolsista de Iniciação Científica. assiscruzs@yahoo.com.br

Adriana Caúla é arquiteta e urbanista pela FAU-UFRJ, especialista em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio, mestre em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ e doutora em Urbanismo pelo PPG-AU/UFBA. Foi bolsista com estágio doutoral no LAIOS/CNRS-Paris com contribuições ao LAA/Ecole d’Architecture de Paris La Villette pelo programa CAPES-COFECUB. Vem pesquisando sobre as utopias urbanas desde a especialização, ampliando a abordagem aos campos do urbanismo, literatura, hq’s e cinema. Foi professora da FAU/UFRJ, FAUFBA e UNIPLI.

Adriana Portella possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (Janeiro de 2001), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Maio de 2003), Doutorado em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University (Maio de 2007) na Inglaterra, e Pós-doutorado em Planejamento Urbano pela University College London (Julho de 2008), também na Inglaterra. É revisora do jornal inglês científico entitulado “Journal of Environmental Psychology”, e do periódico “Ambiente Construído” no Brasil. Também, se dedica a escrita de seu livro baseado nos resultados de sua tese de doutorado. O livro denominado "Visual Pollution: Advertising, Signage and Environmental Quality" (ISBN 978-0-7546-7534-1) será publicado pela editora inglesa “Ashgate” na série "Design and the Built Environment". Desde Agosto de 2008 é professora adjunta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, e desde Janeiro de 2009 é Coordenadora da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) dessa mesma instituição.

Adriana Veras de Vasconcelos. Professora Assistente do Depto. de Arquitetura da  Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.  Concluiu recentemente um programa de Doutorado Sanduíche na  University of Pennsylvania. Ela é arquitetura graduada pela UFPE (1991) com um Master in Architecture da University of Miami (1995) e um Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2004). Ensinou em várias instituições de ensino, incluindo a UFPE, FAUPE e University of Miami. civic.art@uol.com.br

Alain Elleboode. Arquiteto DPLG, Urbanista SFU,  professor da ENSA-PVS (projeto arquitetural e urbano, HMONP, professor-orientado de diplomas, professor dos workshops franco-brasileiro na EAU/UFF), diretor-gerante do escritorio ELLEBOODE ARQUITETURA.

Alcina Souza. Professora do Centro de Competências de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (Portugal). ninita@netmadeira.com. Doutorada em Linguística Inglesa (Universidade da Madeira, 2005) onde é docente desde 1993, tendo sido regente de cadeiras de linguística aplicada e de língua Inglesa e bem como desempenhado vários cargos. Está envolvida em 3 projectos europeus de investigação e vários de carácter nacional nos domínios da análise do discurso, estilística aplicada, corpus linguistics e leitura crítica, tendo publicado cerca de uma trintena de artigos e proferido 50 comunicações. Foi professora visitante em instituições nacionais e estrangeiras e é membro do comité de leitura das revistas AICA e JOLIE. Relativamente à investigação em curso, no âmbito do discurso especializado (urbanístico e empresarial), foi precursora em Portugal juntamente com a Prof. Júlia Lourenço, na análise interdisciplinar de regulamentos de planos urbanísticos, tendo, neste âmbito, co-dinamizado workshops e palestras, tanto ao nível nacional como internacional (Fapema – Brasil; Universidade de Nápoles Federico II – Itália).

Alessandro José Castroviejo Ribeiro

Alexandre Rodrigues Seixasé arquiteto e urbanista pela EESC-USP (1997), mestre em arquitetura e urbanismo (EESC-USP, 2003) e doutorando pela mesma instituição. Consultor em transportes e planejamento urbano associado à oficina eng. consultores é também docente da Universidade São Judas Tadeu.

Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva. Graduação em Arquitetura e Urbanismo (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestrado (2003) e doutorado (2010) em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN. Professor Adjunto do Departamento de Políticas Públicas da UFRN e integrante do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles. E.mail: alexsandroferreira@hotmail.com

Alice Rauber Gonçalves. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Tem experiência profissional nas áreas de Planejamento Urbano e de Geotecnologias aplicadas ao planejamento.

Aline Couri é arquiteta e urbanista formada pela FAU/UFRJ (2003). Seu trabalho final [intervenções]propôs intervenções urbanas efêmeras apresentadas em interface interativa. Possui mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ onde desenvolveu a pesquisa Imagens e sons em loop: tecnologia e repetição na arte. Atualmente é doutoranda do PROURB/FAU/UFRJ onde realiza pesquisa sobre representação urbana e mídias digitais e locativas. Em 2009 realizou estágio de “doutorado-sanduíche” no Laboratoire Architecture-Anthropologie/ENSAPLV, com bolsa CNPq.

Aline Montenegro Magalhães. Historiadora, Doutora e Mestre em História Social pelo PPGHIS/UFRJ. Integra a equipe do Centro de Referência Luso-Brasileira (Cerlub) do Museu Histórico Nacional, realizando pesquisas sobre políticas do patrimônio no Brasil, memória, colecionismo e escrita da história. É autora do livro Culto da saudade na Casa do Brasil: Gustavo Barroso e o Museu Histórico Nacional (1922-1959), 2006. Email: alinemontenegro@gmail.com

Almir Francisco Reis. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado pela Universidade de Brasília e doutorado pela Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade Politécnica da Catalunha. Professor e pesquisador da UFSC, desde 1994, onde foi Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. E.mail: almir@arq.ufsc.br

Ana Albano Amora. Arquiteta, Doutora IPPUR/UFRJ, 2006; Mestre Geografia, UFSC, 1996. Trabalhou na FEEMA/RJ e Corredor Cultural/RJ. Professora DARF/FAU/UFRJ e Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, COC/Fiocruz . Coordenadora do Inventário do Patrimônio Cultural da Saúde em SC. Pesquisadora PROARQ e GESTHU/IPPUR.  Experiência em PUR e Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, nos temas: História da Arquitetura, do Urbanismo e das Cidades, Estudos Culturais e do Patrimônio Arquitetônico da Saúde. E-mail: aaamora@gmail.com

Ana Cecília Mattei de Arruda Campos. Arquiteta e urbanista pela FAUUSP em 1988, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP em 2008, docente da PUC-Campinas, pesquisadora do QUAPÁ-SEL Núcleo São Paulo.

Ana Cláudia Cardoso. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA (1990), mestre pela FAU/UnB(1994), PhD pela Oxford Brookes University/UK (2002). Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA de 1995 a 2009, e do Programa de PósGraduação em Engenharia Civil de 2003 a 2009. Esteve cedida de 2007 a 2009 para o Governo do Estado do Pará, onde exerceu o cargo de Secretária de Estado de Governo. Atualmente é vinculada ao Departamento de Políticas
Públicas da UFRN, e coordena o Programa de Pós Graduação em Estudos Urbanos
e Regionais. E. mail: aclaudiacardoso@gmail.com

Ana Claudia Veiga de Castro é arquiteta e urbanista formada pela FAUUSP (1997) e mestre (2005) pela mesma instituição. É professora da Escola da Cidade desde 2007 (atualmente licenciada) e doutoranda na FAUUSP, pesquisadora do Projeto Temático Fapesp “São Paulo, os estrangeiros e a construção da cidade” com bolsa Fapesp. Publicou A São Paulo de Menotti del Picchia: arquitetura, arte e cidade nas crônicas de um modernista (Alameda/ FAPESP, 2008).

Ana Luiza Nobre. é arquiteta (UFRJ), Doutora em História (PUC-Rio), Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Curso de Especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil, da mesma universidade. Principais publicações: Arquitetura moderna no Rio de Janeiro (Pini, 1991); Carmen Portinho: o moderno em construção (Relume-Dumará, 1998); Um modo de ser moderno. Lucio Costa e a critica contemporânea (Cosac Naify, 2004); Coletivo. Arquitetura paulista contemporânea (Cosac Naify, 2006).

Ana Maria de Moraes Belluzzo possui graduação em Curso Para Formação de Professores de Desenho pela Fundação Armando Álvares Penteado (1966), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1980), Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-Docência (1997). É Professora Titular de História da Arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1998-1999) e colabora atualmente como professora colaboradora no Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como crítica, pesquisadora e curadora independente. É membro: da Associação Brasileira de Críticos de Arte; do Comitê Brasileiro de História da Arte; do comitê de pesquisa do International Center for the Arts of the Americas do Museum of Fine Arts, Houston; coordena o comitê brasileiro do projeto "Documents of 20th Century of Latin American and Latino Art" junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Ana Maria Fernandes. Professora da Faculdade de Arquitetura da UFBa e pesquisadora do CNPq Diretora da FAU-UFBa (1999-2003), Presidente da ANPUR- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional  (2005 – 2007) e membro titular do Conselho Nacional das Cidades (2006 – 2008).  Organizadora com Feldman, S. de  “O urbano e o regional no Brasil contemporâneo. Mutações, tensões, desafios”. Salvador/São Paulo: EDUFBA/FEU/ANPUR, 2007.

Ana Maria Lima Daou é graduada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), Mestre e Doutora em Antropologia Social pelo PPGAS/MN da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989 e 1998, respectivamente). Possui também especialização em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Urbano. Professora Associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, tem experiência na área de Antropologia e Geografia Humana tendo atuado principalmente nos seguintes temas: efeitos sociais de grandes projetos; campesinato; Amazônia, elites urbanas e cidade; identidades e território; representação do nacional; natureza, paisagem e identidade; patrimônio sociocultural. É também pesquisadora do LACED-PPGAS/MN e do LABOEP – Faculdade de Educação/UFF.

Ana Paula Kouryé arquiteta e urbanista pela (EESC-USP 1991), mestre em Arquitetura e Urbanismo (EESC-USP, 1999) e doutora (FAU-USP 2005) com pesquisa na área de história da arquitetura moderna brasileira. Atualmente desenvolve na condição de coordenadora assistente o projeto pioneiros da habitação social no Brasil, inventário e análise da produção habitacional no brasil entre 1930 e 1964, com coordenação principal de Nabil Bonduki. É autora do livro Grupo Arquitetura Nova, Romano Guerra, Edusp, Fapesp, 2003. É professora do curso de graduação (desde 2003) e do programa de pós graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade São Judas Tadeu (desde 2008).

Andréa da Rosa Sampaio. Arquiteta urbanista, Mestre em Urban Design (Universidade de Nothingham/UK), Doutora em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ). Professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da Pesquisa “Normas Urbanísticas e Patrimônio Cultural: Cartografias da Área Urbana Central do Rio de Janeiro” (FAPERJ e PIBIC/UFF). Membro dos Grupos de Pesquisa “Patrimônio Urbano” e “Urbanismo no Brasil, Sub-Projeto Rio de Janeiro”, (EAU/UFF) e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Niterói.

Andréa de Lacerda Pessôa Borde Arquiteta urbanista (FAU/UFRJ), Mestre em Artes Visuais (PPGAV/ EBA/ UFRJ), Estágio Doutoral em Projet Urbain et Architectural (EA Paris-Belleville) e Doutora em Urbanismo (PROURB/ UFRJ). Professora da FAU/ UFRJ e Pesquisadora Associada do PROURB/FAU/UFRJ. Coordenadora da Pesquisa “Vazios Urbanos da Área Urbana Central carioca: alteridades, diversidades e permanências” (FAPERJ). Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (RJ) e do Conselho Estadual das Cidades (RJ).

Andrey Rosenthal Schlee. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel (1987), mestrado em Arquitetura pela UFRGS (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1999). Atualmente é professor adjunto da UnB. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do Ensino. No momento é Diretor da FAU UnB. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Angélica A. Tanus Benatti Alvim. Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Belas Artes – SP;  Mestre (1996) e Doutora (2003) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo (FAUUSP).  Professora  em disciplinas de planejamento e urbanismo da  FAU-UPM desde 1991,  professora pesquisadora do Curso de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo desde 2005, Coordenadora de Pesquisa da FAUUPM entre 2008 e 2010, atual Coordenadora do Programa de Pós – Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2010).  Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Urbanismo contemporâneo: redes, sistemas e processos”, desenvolvendo pesquisa sobre políticas públicas e planos de urbanismo, políticas urbanas e ambientais, habitação e espaços públicos, com subsidio CNPq e Mackpesquisa.

Anny Jackeline Torres Silveira. Historiadora. Doutora em Historia pela UFF. Professora do COLTEC/MG e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Pesquisadora CNPq. Vice-coordenadora do projeto do Patrimônio Cultural da Saúde, em Minas Gerais.

Antonio Carlos Dutra Grillo. Tem Doutorado (2005) e DEA (2003) em Teoría e Historia de la Arquitectura pela Universitat Politècnica de Catalunya, Especialização em Arquitetura Contemporânea: Projeto e Crítica pelo IEC / PUC Minas (1999), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), e Graduação em Engenharia Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1983). Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. acdgrillo@hotmail.com

Antonio Colchete Filho. Arquiteto e urbanista (FAU/UFRJ, 1992), mestre em Urbanismo (PROURB/UFRJ, 1997), doutor em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ, 2003) e pós-doutor em Arquitetura (FA/UTL, Portugal, 2005). É professor adjunto na graduação em Arquitetura e Urbanismo e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAC/UFJF).

Arivaldo Leão de Amorim. É Professor Titular e Coordenador do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (noturno) da UFBA. É vinculado ao PPG-AU e fundador do LCAD, onde desenvolve trabalhos de pesquisa com bolsa do CNPq, em: Tecnologias e aplicações CAD/BIM, Ensino de Representação Gráfica e Documentação Arquitetônica com tecnologias digitais. Além disto, é coordenador acadêmico do DINTER UFBA/UFPB e professor colaborador do PPGAU/UFPB.

Arlindo Daibert. Procurador do Município do Rio de Janeiro adaibert@daibert.com. Advogado Militante, Procurador do Município do Rio de Janeiro, Mestre em Direito Ambiental pela Pace Universtiy School of Law, Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do Conselho de Direito Ambiental da União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), Membro da Associação Europeia de Direito Ambiental.(EELA).

Artemis Fontana é arquiteta e urbanista (1998), mestre em Arquitetura e Urbanismo (2003) e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura  pela USP (2008), tendo desenvolvido parte da tese na Columbia University em Nova York. Atualmente é coordenadora auxiliar e docente do curso de Arquitetura da Universidade Paulista, Campus Bauru. É autora de diversos projetos arquitetônicos desenvolvidos em escritório próprio.

Beatriz Oliveira. Arquiteta e Urbanista pelo Instituto Metodista Bennett (1978), Especialista em Fundamentos Estéticos da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1991) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2000). Atualmente é Professor Associado da UFRJ.

Boris Weliachew. Arquiteto DPLG, Engenheiro AIJ, PhD em arquitetura e engenharia aplicadas à mitigaçao dos riscos maiores, professor da ENSA-PVS (projeto arquitetural e urbano, seminário mitigaçao dos riscos maiores, professor-orientador de diplomas, coordenados-professor dos whorkshoprs franco-japones), pesquisador do laboratório EVCAU, Co-diretor de teses na Escola Doutoral da Universidade Paris 8, Coordenador CE/ANR de projetos cientificos e internacionais, coordenador de trocas científicas e pedagógicas com o Japao, a Tailândia, a Malásia, o Vitenam e o Brasil e esperto international CE/NU/ISDR.

Carlos Eduardo Comas,  http://lattes.cnpq.br/4290893631616486. Professor titular da UFRGS onde atua em projeto e em teoria, história e crítica de arquitetura. Foi coordenador do PROPAR-UFRGS e do DOCOMOMO Núcleo-RS. É coordenador geral do DOCOMOMO Brasil desde 2008 e coordenador editorial do PROPAR-UFRGS desde 2009. Foi membro do comitê assessor da área no CNPq em duas ocasiões e foi representante adjunto da área na CAPES. Tem publicado extensamente sobre a arquitetura e o urbanismo modernos brasileiros e elaborado um número significativo de projetos de arquitetura e urbanismo.

Carlos Eduardo Nunes-Ferreira. Arquiteto urbanista, Mestre em Crítica de Arquitetura e Design (Parsons School of Design/New School for Social Research) e Doutor em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá/UNESA. Coordenador/Diretor do Curso (1999 – 2009). Atual Pró-Reitor de Graduação e membro do Conselho de Ensino e Pesquisa, do CONSUNI e do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESA. Coordenador da Pesquisa “Barra da Tijuca: urbanismo híbrido”.

Carlos Francisco Lucas Dias Coelho. Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1984) e Doutorado em Planeamento Urbanístico pela mesma instituição (2002) Actualmente é Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa; Professor Visitante da Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Paris-la-Villette; e docente do Programa de Doutoramento Espacio Publico y Regeneración Urbana da Universitat de Barcelona Facultat de Belles Arts e do Programa Oficial de Post-Grado, Master en Diseño Urbano: Arte, Ciudad y Sociedad da mesma instituição. Dedica-se à investigação sobre temas de morfologia urbana e urbanismo colonial, sendo actualmente o investigador responsável pelo projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia "A Rua em Portugal, Inventário Morfológico". É Coordenador nacional do programa europeu de mobilidade de docente e discentes entre escolas de arquitectura da União Europeia e do Japão, AUSMIP-R&DaR (Archicture and Urbanism Student Mobility Program).

Carlos Henrique Costa da Silva.Professor Adjunto nível II e Coordenador do Curso de Geografia do campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel (2000), Licenciado (2002), Mestre (2003) e Doutor (2008) em Geografia pela UNESP, Rio Claro. Especialização na Universidade de Barcelona (2002); estágio acadêmico na Universidade Complutense de Madrid (2001) e na Universidade do Piemonte Oriental – Itália (2001). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Comércio e Consumo da UNESP, Rio Claro, desde 1998 e, coordenador do projeto de pesquisa sobre o Comércio de Luxo no Brasil.

Carolina Brasileiro. Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE). Palavras-chave: Edifício Hospitalar; Arquitetura Hospitalar; Cidade; Medicina.

Carolina Ferreira da Fonseca é graduada em Design pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, onde investigou a relação entre as experiências cotidianas e corporais dos capoeiristas na cidade de Salvador a partir de uma perspectiva cartográfica. É Doutoranda em Urbanismo na Universidade Federal da Bahia, cuja proposta de tese pretende se aprofundar na produção cartográfica contemporânea, sob o viés das micropolíticas urbanas. Atualmente é também professora substituta da Escola de Belas Artes da UFBA.

Carolina Rebouças França. Arquiteta e Urbanista, Especialista em Gestão de Infra-Estrutura Física em Saúde ENSP/FIOCRUZ/RJ, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - PPGAU/EAU/UFF.

Cêça Guimaraens. Arquiteta, Doutora IPPUR/UFRJ, 1999. Mestre em Teorias da Comunicação e da Cultura, UFRJ,1993. Pós-doutora American and Museum Studies, e professora-visitante New York University, 2004-2005. Doutoranda Museologia ULHT. Professora Associada FAU/UFRJ. Coordenadora PROARQ/UFRJ, 2008-2010. Líder Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus e Vice-presidente do IAB/RJ; Pesquisadora CNPq. Experiência em Arquitetura e Urbanismo, ênfase em Teoria e Projeto, Historiografia e Crítica da Arquitetura e Urbanismo, nos temas: arquitetura, patrimônio cultural, centros históricos e arquitetura de museus. e-mail: cessa.ntg@terra.com.br

Cecilia Helena Godoy Rodrigues dos Santos. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978); mestrado - Diplôme d´Etudes Approfondies de LArt et Architecture - DEA - Université de Paris X, Nanterre (1983); doutorado pela FAU-USP (2007); professora adjunta e pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização na área de Preservação do Patrimônio Cultural e nas áreas de Arte, Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Teoria da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo. Atua especialmente como consultora técnica, pesquisadora e docente nas áreas de Arte, Arquitetura, Urbanismo, bem como de Preservação - conservação e gestão - do Patrimônio Cultural.

Celia Ferraz de Souza. Arquiteta pela Universidade Mackenzie, mestre em Planejamento Urbano, pelo PROPUR –UFRGS  e doutora em Arquitetura e Urbanismo, pela FAU-USP. Professora na Faculdade de Arquitetura da UFRGS e no PROPUR.  Atua em pesquisa na área da história da Cidade e do Urbanismo. Publicou livros como “Porto Alegre e sua Evolução”, com D M Müller, “Imagens Urbanas”, com S J Pesavento e “O Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre”, e outros. Pertence a rede de pesquisa Urbanismo no Brasil.

Cezar Augusto Burkert Bastos possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotado na Escola de Engenharia e atuando no ensino de Geotecnia e Pedologia; atual Coordenador de Engenharia Civil; pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura e Meio Ambiente da Universidade de Passo Fundo; sócio representativo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, atual vice-presidente do Núcleo Regional RS; associado da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, atual representante para o RS.

Christian Nidriche. Arquiteto DPLG, DEA em geografia, DEA em sociologie, Diploma em urbanismo,  professor da ENSA-PVS - projeto arquitetural e urbano, professor-orientador de diplomas, professor dos workshops franco-brasileiro na EAU/UF).

Christiane Maria Cruz de Souza. Doutora em História das Ciências (COC/FIOCRUZ), professora e pesquisadora do IFBA do NTS, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História Das Ciências da UFBA/UEFS. Vice-coordenadora do projeto Patrimônio Cultural da Saúde da Bahia: 150 anos de História. Autora do livro A gripe espanhola na Bahia: saúde, política e medicina em tempos de epidemia, publicado em 2009, pelas editoras FIOCRUZ e EDUFBA. Publicou vários artigos, entre os quais o mais recente é “A gripe espanhola na Bahia de Todos os Santos: entre os ritos da ciência e os da fé”, veiculado, em 2010, pela revista Dynamis. Acta Hispanica ad Medicinae Scientiarumque Historiam Illustrandam, de Granada, Espanha.

Clara Luiza Miranda. Possui graduação em Arquitetura pela UnB (1986), mestrado na EESC (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP (2004). Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo e dos programas PPGA e PPGAU da mesma universidade atuando em linhas de pesquisa de teoria da arquitetura, do urbanismo e da arte.

Clarice Maraschin. Graduada  em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela URGS (1993)  doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem desenvolvido pesquisas com ênfase em temas como estrutura espacial urbana, impactos urbanos e localização comercial.

Cláudia Cabral. Arquiteta, UFRGS (1983), Mestre em Arquitetura (UFRGS, 1996), Doutora em Arquitetura (ETSAB, UPC, 2002). Professora do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, atuando na graduação e na pós-graduação, pesquisadora nível 2 do CNPq, Coordenadora do PROPAR-UFRGS. Autora de diversos artigos publicados sobre arquitetura moderna, e co-autora, com Flávio Kiefer, do Guia de Arquitetura Contemporânea em Porto Alegre (Viana & Mosley, 2007)

Cláudia Estrela Porto. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (1984), mestrado em Art Et Archéologie - Université de Paris I Panthéon Sorbonne (1990) e doutorado em Doctorat de 3ème Cycle - Université de Paris I - Panthéon Sorbonne (1993). Realizou o seu Pós-Doutorado na Agência RFR, em Paris (1999). Atualmente é Professora Associada 3 do Departamento de Tecnologia da FAU UnB. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em Sistemas Estruturais. Dedica-se à docência, pesquisa e orientação de pós-graduação na área de Tecnologia da Construção, Sistemas Estruturais e Arquitetura Asiática.

Claudia Marun Mascarenhas Martins. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e aperfeiçoamento em Arquitetura e urbanismo pela Università di Bologna (2004). Atualmente realiza o curso de especialização em conservação e restauro na Università IUAV di Venezia e trabalha no escritório Workshop Caprioglio Architetti Associati em Veneza.

Cláudia Nóbrega. Arquiteta e Urbanista pela FAU UFRJ (1986), Especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio (1990), Mestre em Artes Visuais pela UFRJ (1996) e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ (2003). Atualmente é Professor Adjunto da UFRJ.

Cláudia Teresinha de Andrade Oliveira (ctao@usp.br) é graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. É professora doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional nas áreas de execução e gerenciamento de obras, projetos executivos e orçamentos, caracterização e ensaio de materiais de construção civil. Atua em pesquisas vinculadas aos seguintes temas: análise de desempenho e risco, design e desenvolvimento de componentes de construção, materiais de construção civil.

Claudia Tozetti Lemos. Arquiteta e Urbanista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, aprovada no exame de qualificação, com defesa prevista para dezembro de 2010. Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (2007). Trabalhou com o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e aprovação junto às Prefeituras Municipais do Estado. Em 2008 foi aprovada como professora substituta do IFES Campus Vitória, locada na Coordenadoria do Curso Técnico de Transportes. Desde março de 2009 assumiu cargo público, mediante aprovação em concurso, de professora efetiva do IFES Campus Colatina, onde ministra aulas para os cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Construção Civil e para o curso superior de Tecnólogo em Saneamento Ambiental, fazendo parte de comissão instituída para a elaboração de curso superior em Arquitetura e Urbanismo para esta instituição. Em julho de 2010 foi transferida para o IFES Campus Vitória, onde permanece até a presente data.

Claudio Rezende Ribeiro. Professor do Curso de Mestrado Profissional em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes – Campos dos Goytacazes. claudiorribeiro@yahoo.com.br. Arquiteto e Urbanista, doutor em Urbanismo pelo PROURB (2009) e mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR (2006). Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq Direito e Urbanismo. Professor Adjunto do Curso de Mestrado Profissional em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes – Campos dos Goytacazes.

Cristiane Rose de Siqueira Duarte. Possui Graduação em Arquitetura pela UFRJ e pela École d'Architecture de Paris-La Villette; mestrado pela Universite de Paris XII e doutorado pela Université de Paris I Panthéon-Sorbonne. É professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e atua no Programa de Pós-graduação em Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos. Recebeu prêmio internacional da European Association for Architectural Education pela melhor metodologia de ensino de arquitetura do biênio 2003-2004; diversas moções de congratulações pelos trabalhos científicos realizados e compõe, atualmente, o Comitê Assessor como representante da área de Arquitetura e Urbanismo do CNPq.

Cristina Lontra Nacif possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).  Atua nas áreas de planejamento urbano e regional, geografia urbana e história do urbanismo e é professora adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, onde é a coordenadora do LABLEGAL – Laboratório de Pesquisas “A cidade e a lei”. O  LABLEGAL tem como objetivo investigar as tendências da legislação urbanística carioca a partir dos princípios de flexibilização e desregulamentação das normas e envolve a estruturação de um banco de dados e análise de informações relativas às normas de uso e ocupação do solo (leis e decretos) aprovadas ou expedidas desde 1993.  É consultora da Área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, onde coordenou trabalhos como o Plano Diretor Participativo de Itaperuna (RJ) e o Plano Estratégico de Boa Vista (RO).

Cristina Pereira de Araujo. Arquiteta, mestre e doutoranda em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP. Exerce atividades de coordenação e docência em cursos de graduação e pós-graduação da  Faculdade Metropolitanas Unidas . Curso de Arquitetura..SP , além de responder pela Direção da Escola Municipal de Jardinagem, vinculada ao Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Atua principalmente nos seguintes temas: turismo e produção do espaço, políticas públicas, planejamento e educação ambiental.

Cybelle Salvador Miranda. Arquiteta e Urbanista, Doutora em Antropologia, Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPA). Coordena o Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural no qual desenvolve as pesquisas “Panorâmica do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Pará: da Escola à Faculdade” (UFPA/CAPES/FAPESPA) e “Rede Brasil: Inventário do Patrimônio Cultural da Saúde – bens edificados e acervos” no Pará (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Participa do Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia e Patrimônio.

Daniel Mayer (mayer@das.ufsc.br) é Engenheiro de Controle e Automação formado pela UFSC, é aluno de pós-graduação em nível de mestrado na área de Automação e Sistemas, com dissertação intitulada “Uma metodologia para implantação de automação residencial em habitações de alto desempenho: uma abordagem voltada à gestão de informações objetivando um comportamento de “organismo” sustentável”. Éresponsável pelo sistema de automação residencial da Casa Solar Flex, protótipo elaborado no Brasil para a competição Solar Decathlon Europe.

Daniela Almeida de Tunes possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005). Trabalha desde 2004 como arquiteta e urbanista na Prefeitura Municipal da cidade de Pelotas/RS e é mestranda no PROGRAU - Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPEL, na linha de pesquisa Ambiente e Comportamento.

Danilo Macedo Matoso. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1997), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2002), especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP, 2004). Foi professor de projeto arquitetônico na Escola de Arquitetura da UFMG (2003) e no CAU UniCEUB - Brasília (2003-2005). É arquiteto da Câmara dos Deputados desde 2004. É fundador e editor da revista de Arquitetura e Urbanismo MDC. Possui escritório próprio desde 1996.

Dayse Luckwü Martins. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela  Universidade Federal de Alagoas (2003) quando foi bolsista da Capes e integrou o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem (UFAL). Atualmente, é coordenadora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa, Unipê, onde é professora das áreas cognitivas de Urbanismo, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo e Projeto.  Faz parte do Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades – LECCUR-UFPB (CNPq).

Deniz Balik. Arquiteta pela Izmir Technical University, mestre pela Dokuz Eylul University e doutoranda pela mesma instituição. Tem publicações sobre arquitetura contemporânea em revistaseuropéias e turcas. deniz.balik@deu.edu.tr

Douglas Aguiar. Graduação em Arquitetura (UFRGS, 1975), Especialização em Planejamento Urbano (University College London, 1977/8), Mestrado (University College London, 1987), Doutorado (University College London, 1991), Professor Associado do Departamento de Arquitetura da UFRGS e do PROPAR/UFRGS, Professor Visitante na Universidade de Sydney, Austrália (2003/4), Architectural Association School of Architecture, Inglaterra (1993/2008), City and Regional Planning Department da California Polytechnic State University, EUA (2008).

Eduardo Alberto Cusce Nobre. Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University, Inglaterra (1994) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). É professor do Departamento de Projeto do curso de Graduação e da Área de Concentração de Planejamento Urbano e Regional do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde é pesquisador do LabHab - Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos e coordena o GEPEC – Grupo de Estudos da Produção do Espaço Contemporâneo. É pesquisador e consultor na área de Planejamento Urbano e Regional, prestando assessoria na elaboração de políticas públicas urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de produção da cidade contemporânea; planos e projetos urbanos; legislação urbanística.

Eduardo Bicudo de Castro Azambuja. Possui graduação em Engenharia Civil, especialização em Tecnologia para o uso do aço pela Universidade Federal de Ouro Preto (1991). Atualmente é professor Nível D do Centro Universitário de Brasília e mestrando na FAU UnB.

Eduardo Costa. Arquiteto e fotógrafo, é mestre em história pelo IFCH-Unicamp, na área de “política, memória e cidade”, onde realiza seu doutorado. Como arquiteto, trabalha na assessoria técnica USINA. Iniciou seus trabalhos como fotógrafo em 2004, tendo sido um dos selecionados pelo edital ProAC 14, da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, para documentar as transformações urbanas no bairro da Luz, ao longo do ano de 2010. No mesmo ano, ganhou o XI Prêmio Funart Marc Ferrez de Fotografia.

Eduardo Pierrotti Rossetti. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU PUC (1999), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2002), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2007) e é pesquisador associado junto à FAU UnB, onde desenvolveu pesquisas de Pós-Doutorado (2008-2010). Destaca-se ainda a atuação como Professor Associado da Escola da Cidade, São Paulo/SP (2005-2008). Atualmente é Técnico da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal – IPHAN-DF.

Élcio Gomes da Silva. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1995). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em desenvolvimento de projetos. É coordenador do Núcleo de Arquitetura da Câmara dos Deputados, que abriga a Seção de Patrimônio Histórico e Arquitetônico, Seção de Acessibilidade e Projetos Sustentáveis e Seção de Gerenciamento e Planejamento do Espaço Físico.

Elenilde Cardoso. Arquiteta, DEA em geografia, DEA en sociologie, Diploma em urbanismo, professora da ENSA-PVS (projeto arquitetural e urbano, professora-orientadora de diplomas, coordenadora e professora dos workshops franco-brasileiro na EAU/UFF).

Eliane Riberio de Almeida Silva Bessa. Graduação em Ciências Sociais, UFRJ (1972); Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, UFRJ (1993); Doutorado em Serviço Social, UFRJ (2006). Atualmente é professor adjunto na UFRJ e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU/UFRJ. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em história do urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do território, políticas públicas, saneamento ambiental e meio ambiente.

Elisângela de Almeida Chiquito. Arquiteta e urbanista, doutoranda do Programa de Pós graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP/São Carlos e mestre pela mesma instituição. É docente e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNICEP/São Carlos. Desempenhou funções de coordenação e chefia nas administrações públicas municipais de Nazareno-MG e São Carlos-SP e no Centro Regional Integrado de Desenvolvimento Sustentável (CRIDES-MG).

Eloisa Carvalho de Araujo - Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – EAU/UFF .eloisa.araujo@gmail.com. Arquiteta Urbanista. Doutora em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB (2006) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq Direito e Urbanismo.Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – EAU/UFF e pesquisadora associada do PROURB/UFRJ.

Eloísa Ramos Ribeiro Rodrigues. Doutorado: FAUUSP, em andamento, na linha de pesquisa em Planejamento Urbano e Regional;Mestrado: Engenharia Urbana, Universidade Federal de São Carlos (1998);Graduação: Arquitetura e Urbanismo - Centro de Estudos Superiores de Londrina (1995); É: docente na UEL - Universidade Estadual de Londrina (desde 1998), e pesquisadora-colaboradora do LABCOM - da FAUUSP. Professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFIL - Centro Universitário Filadélfia de 1996 a 2007.

Elvis José Vieira. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Braz Cubas (1998), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996)  e doutorando em Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição. É professor de Projeto de Urbanismo e Projeto Arquitetônico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas e Universidade de Mogi das Cruzes, ambas em Mogi das Cruzes, SP. Secretário Adjunto de Política Urbana (2005-2006) e Diretor de Projetos Públicos da Prefeitura Municipal de Suzano, SP desde 2007, com desenvolvimento de planos e projetos urbanos para a cidade.

Eneida Maria Souza Mendonça. Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, é professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ethel Pinheiro Santana. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Arquitetura pelo PROARQ/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciências em Arquitetura também pelo PROARQ/UFRJ (2010). É professora concursada desde 2006 do Departamento de Análise e Representação da Forma (DARF/FAU) e pesquisadora do grupo ASC - Arquitetura, Subjetividade e Cultura (PROARQ/UFRJ). Suas áreas de atuação em ensino e pesquisa incluem desenho técnico, projeto de arquitetura, teorias do espaço contemporâneo, cultura e antropologia urbana.

Eugenio Fernandes Queiroga. Graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP. Prof. Dr. da FAUUSP e Prof. Tit. da PUC-Campinas. Orientação de mestrados e doutorados. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Integra a Coordenação Nacional do Projeto “QUAPÁ-SEL”. Membro dos conselhos editoriais das revistas: Óculum, PARC e Paisagem e Ambiente. Grande experiência em projetos de espaços públicos; pesquisas e publicações nos temas: urbanização contemporânea, sistemas de espaços livres e esfera pública.

Eulalia Portela Negrelos é arquiteta e urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1984), mestre(1998) e doutora (2005) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. É professora, desde 2007, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC – Escola de Engenharia de São Carlos – USP, na graduação e pós-graduação. Organizou em parceria o livro Resolo – Regularização de Loteamentos no Município de São Paulo (2003).

Eunice Helena Sguizzardi Abascal. Arquiteta e Urbanista, mestre em Comunicação e Letras (FAU – Mackenzie), Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU Mackenzie. Coordenadora de Extensão entre 2007 e 2010, atualmente é Coordenadora de Pesquisa da FAU-Mackenzie. Coordena a pesquisa “Operações Urbanas: entre o poder público e o mercado imobiliário. Conflitos entre plano e realidade” com subsídio do CNPq e Mackpesquisa.

Fabiano José Arcadio Sobreira. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e University College London (2002). É coordenador da Seção de Acessibilidade e Projetos Sustentáveis da Câmara dos Deputados, professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília.

Fabio Jose Martins de Lima. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2003). Professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora a partir de 1999. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão com o apoio do CNPq e da FAPEMIG.

Fagner Marçal da Fonseca. Arquiteto Urbanista (FAU/UFRJ), Mestrando em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ), Bolsista de Mestrado (CNPq), Prêmio Arquiteto do Amanhã (IAB/RJ) com o trabalho “Fixos e Fluxos: Potencialidades de um Vazio Urbano”. Prêmio: “Urban Interaction Areas” (Chamber of Architects of Turkey). Residente no CRIR (Christiania Researcher in Residence) com patrocínio do MinC.

Fany Cucher Galender. Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (1982), Especialização em Paisagismo, pela FUPAM/FAUUSP (1989). Arquiteta da Prefeitura do Município de São Paulo, comissionada no Departamento de Projeto / FAUUSP, desenvolvendo pesquisas junto ao Laboratório QUAPÁ desde 2003. Titular do Escritório Fany Galender Arquitetura e Paisagismo Ltda. desde 1991, atuando na área de Arquitetura Paisagística. Membro do Conselho e da Comissão da Revista Paisagem e Ambiente (USP).

Fernanda Furtado. Arquiteta urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo –UFF

Fernando Atique é arquiteto e urbanista (1999), mestre em Arquitetura e Urbanismo (2002) e doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2007) pela USP (EESC e FAU). É docente e pesquisador no curso de História da UNIFESP e  autor dos livros Memória Moderna: a trajetória do Edifício Esther (RiMa / FAPESP), e Arquitetando a “Boa Vizinhança”: arquitetura, cidade e cultura nas relações Brasil-Estados Unidos (Pontes / FAPESP, no prelo).

Fernando Diniz Moreira. É arquiteto pela UFPE (1990), mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (1994) e Ph.d. em Arquitetura pela University of Pennsylvania (2004). Atualmente é professor adjunto da UFPE, diretor-geral do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) e pesquisador nível 2 do CNPq. É assessor ad hoc da Capes, do CNPq e da Fapesp. Tem diversas publicações em revistas e livros teoria e história da arquitetura, história do urbanismo e conservação, com ênfase na arquitetura moderna. fmoreira@hotlink.com.br

Fernando Garrefa. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1995), mestre em Arquitetura e Urbanismo (Tecnologia do Ambiente Construído) pela EESC-USP (2002) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2007). Professor da faculdade de arquitetura e urbanismo e design da Universidade Federal e Uberlândia. Pesquisas com ênfase nos estudos da arquitetura comercial, principalmente voltada ao Shopping Centers. Tese de doutorado: Shopping Centers: de centro de abastecimento a produto de consumo, no prelo da editora SENAC.

Fernando Lara. The University of Texas at Austin 1 University Station B7500 Austin, TX 78712. fernandolara@mail.utexas.edu. Fernando Luiz Lara é arquiteto pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e PhD pela Universidade de Michigan (2001). Sua tese de doutorado sobre a disseminação do modernismo no Brasil foi publicada em 2008: The Rise of Popular Modernist Architecture in Brazil, Gainesville: UPF. Com mais de uma centena de artigos publicados, o Prof. Lara discute as arquiteturas brasileiras moderna e contemporânea e seus significados no contexto socio-econômico. Suas publicações mais recentes investigam a disseminação do moderno até as mais humildes favelas.

Fernando Oscar Ruttkay Pereira (feco@arq.ufsc.br) é Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Eng. Civil (1979), Mestre em Eng. Civil (1984) pela UFRGS e PhD pela School of Architectural Studies, University of Sheffield (Inglaterra) em 1992. Atua nos cursos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mestrado e Doutorado) e Engenharia Civil (Mestrado e Doutorado) da UFSC. Orientou 24 dissertações de mestrado e 09 teses de doutorado. Co-autor do livro “Eficiência Energética na Arquitetura”. Coordenou a 18th International Conference on Passive and Low Energy Architecture – PLEA’2001. Diretor (gestão 2002 – 2008) do PLEA – Passive and Low Energy Architecture International Association e é Editor Regional - América do Sul, do International Journal Management of Environmental Quality. É pesquisador do CNPq desde 1996 e coordena atualmente o projeto: “Apropriação da Energia Ambiental - Luz, Sol e Vento: Potencial para Economia de Energia, Aumento de Produtividade e Melhoria da Qualidade de Vida no Ambiente Construído”.

Flávia Brito do Nascimento é arquiteta e historiadora, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP e doutoranda na FAUUSP. É arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde coordenou o Inventário do Centro Histórico de Iguape e o estudo da Paisagem Cultural do Vale do Ribeira. Publicou a obra “Entre a estética e o hábito: o Departamento de Habitação Popular” (Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2008).

Francirose Furlani Soares. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Favela, Floresta, Floresta Urbana, Mata Atlântica, Relação entre homem e meio.

Francisco Sales Trajano Filho. Docente (USP São Carlos), doutor em teoria e história de arquitetura e urbanismo no Brasil (2010), com investigação sobre as relações entre arquitetura, formação e pensamento social brasileiro nos séculos XIX e XX, tem interesses de pesquisa voltados à constituição da cultura arquitetônica moderna no Brasil, circulação de modelos, ideias e referências, modernização e cultura urbana, modernidade arquitetônica e intervenção estatal na arquitetura através de órgãos e agências de obras públicas.

Frederico de Holanda. Arquiteto (UFPE, 1966). Doutor em arquitetura pela Universidade de Londres (1997). Professor Associado, FAU, Universidade de Brasília, onde ministra desde 1972. Orienta mestres e doutores. Livros: O Espaço de Exceção (2002), Arquitetura & Urbanidade (2003) e Brasília – cidade moderna, cidade eterna (2010). Investiga relações entre configuração urbana, uso dos espaços abertos públicos, e segregação socioespacial. Pesquisador 1 (CNPq). Consultor de agências oficiais de fomento. E.mail: fredholanda44@gmail.com

Gabriela Fantinel Ferreira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e especialização em Arquitetura Comercial na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), no Rio Grande do Sul. Ingressou em 2010/2 no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas.

Gentil Porto. Arquiteto e Urbanista pela UFPE (1993), com mestrado (1999) e doutorado (2004) em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Design da UFPE e pesquisador líder do Laboratório de Inteligência Artística (i!). Professor Visitante da Universidade de Eindhoven, Holanda (2004). Tem experiência nas áreas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de projeto, arte contemporânea e teoria da vanguarda. gentilp@uol.com.br

Gilberto Sarkis Yunes. Arquiteto, Doutor Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU/USP, 1995; Mestre em Arquitetura pela EE/ São Carlos, USP, 1987. Professor: DAU/UFSC; PGAU-Cidade, UFSC.  Coordenador NUCOMO/Arq P&P, 2006/2008. Experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural, nos seguintes temas: desenho urbano, preservação do patrimônio cultural e intervenções arquitetônicas em espaços históricos. Membro avaliador de cursos do INEP/SINAES e ARCU-SUL/Mercosul. Representa a UFSC no COTESPHAM / IPUF. e-mail: gsyunes@uol.com.br

Gilson Dimenstein Koatz. Possui graduação em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá (1978), mestrado em História da Arquitetura pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura da FAU/UFRJ (2000), doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia (COPPE, 2006) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ. É pesquisador associado ao PROURB, onde desenvolve pesquisas no Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital.

Graciela María Viñuales, arquiteta pela Universidad de Buenos Aires. Doutora em Arquitetura pela Universidad Nacional de Tucumán. Fundadora do Centro de Documentación de la Arquitectura Latinoamericana (CEDODAL) em Buenos Aires.

Guilherme Lassance. Arquiteto (Architecte Dplg), formado pela Ecole dArchitecture de Toulouse (1992), Mestre em Ambiances Architecturales et Urbaines (DEA) pela Ecole dArchitecture de Nantes (1994) e Doutor em Sciences Option Architecture pela Université de Nantes (1998). Professor Adjunto da FAU UFRJ.

Gustavo Rocha-Peixoto. Nascido no Rio de Janeiro, 1957; arquiteto (1980); especialista em estética (1983);  mestre em arquitetura (1995); doutor em história social (2004); prof. adj. de História e Teoria FAU UFRJ, docente do PROARQ. Autor de Reflexos das luzes na terra do Sol (São Paulo: ProEditores, 2000) Org. do Guia da arquitetura eclética no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000), co-org. de Leituras em teoria da arquitetura I: Conceitos (Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2009) e II: Textos (no prelo)

Heliana Comin Vargas. Arquiteta e urbanista pela FAUUSP; economista pela PUC-SP; Mestre e Doutora pela FAUUSP; Professora Titular da FAUUSP, coordenadora do LABCOM; Pós-doutorado, Academia Internacional de Meio Ambiente, Genebra. Especialista em estudos setor de comércio e serviços, lazer e turismo. Autora dos Livros: “Novos instrumentos de Gestão Ambiental Urbana”, EDUSP, 2001; ”Espaço Terciário: o lugar, a arquitetura e a imagem do comércio", SENAC, 2001; “Intervenções em Centros Urbanos: Objetivos, estratégias e resultados”, MANOLE, 2005/2009.

Henrique Barandier. Arquiteto e Urbanista, graduado pela FAU/UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), com Mestrado em Urbanismo pelo PROURB (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ). Experiência profissional na área de planejamento e projeto urbano, com experiência em política urbana, planos diretores e legislação urbanística; áreas centrais e patrimônio histórico e cultural; regularização urbanística e fundiária. Foi professor substituto da FAU/UFRJ, Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente, nos anos de 1999 e 2000. É consultor técnico do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) desde 2003. Coordenador de Ensino de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da ENSUR/IBAM (Escola Nacional de Serviços Urbanos) desde 2006. É pesquisador / colaborador do Laboratório de Projetos Urbanos do PROURB.

Hugo Segawa, http://lattes.cnpq.br/1239363625676317. Professor Doutor Associado do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Membro do Advisory Board do DOCOMOMO International (2004-2008), coordenador do DOCOMOMO Brasil (2002-2007). Líder do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Cidade Moderna e Contemporânea. Dedica-se à docência, pesquisa e orientação de pós-graduação. Publicou vários livros, capítulos de livros, artigos em revistas e anais de reuniões científicas em vários países.

Iára Regina Castello. Arquiteta (UFRGS), Urbanista (UFRGS), MPhil em Urban Design/Regional Planning (Edinburgh, UK). Professor Titular (UFRGS) em Urbanismo e Planejamento Urbano atuando, principalmente, nos temas: identidade cultural, patrimônio ambiental, análise do espaço, projeto urbanístico e desenvolvimento sustentável. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles, Núcleo Porto Alegre. Publicação mais recente: “Bairros, Loteamentos e Condomínios: elementos para o projeto de novos territórios habitacionais”, Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2008.

Ivete Farah. Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora da FAU/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando também no PROURB - Programa de Pós Graduação em Urbanismo, onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa. Tem experiência na área de Paisagismo, com ênfase em Arborização Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: vegetação em projeto de paisagismo, Roberto Burle Marx e imaginário arbóreo. É autora do livro Poética das Árvores Urbanas, publicado em 2008.

Jacopo Crivelli Visconti é formado em Lettere e Filosofia pela Università degli Studi di Napoli (1996), atua como crítico e curador de arte contemporânea. É doutorando pela FAU-USP. Como curador da Fundação Bienal de São Paulo (2007-2009), foi responsável pela participação oficial brasileira na 52a Biennale di Venezia (2007), além das bienais de Cuenca (Equador, 2004, 2007 e 2009), Lulea (Suécia, 2005 e 2007) e Nova Dehli (Índia, 2005). É um dos curadores da feira de arte contemporâna Volta, que acontece anualmente na Basiléia (Suíça), e escreve regularmente para revistas de arte contemporânea, arquitetura e design, além de catálogos de exposições e monografias de artistas. Entre os trabalhos mais representativos como curador de arte contemporânea,  realizados e em andamento, estão: Sandra Cinto: Imitação da água, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2010); Arco Solo Projects, Madrid (Espanha, 2009 e 2010); Paisagem Incompleta, Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG) (2009-2010); Allan McCollum – obras 1980-2008, Luciana Brito Galeria, São Paulo (2009);  Da pureza ao enigma – Esculturas de Saint Clair Cemin, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2009); Luz ao Sul, Convento del Carmen, Valencia (Espanha, 2007).

Joana Mello de Carvalho e Silva. Arquiteta e urbanista (1997), mestre em Arquitetura e

Urbanismo (2005) e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2010) pela Universidade de São Paulo. É docente da Escola da Cidade, na disciplina História e Teoria da Arquitetura do Brasil. Publicou Ricardo Severo: da arqueologia portuguesa à arquitetura brasileira (Annablume/ Fapesp, 2007) e organizou, com Rosa Artigas e Ana Castro, Caminhos do Elevado: memórias e projetos (Imprensa Oficial, 2008).

João Clark de Abreu Sodré. Arquiteto formado pela FAU-USP (2005) e mestre pela mesma instituição com a dissertação Arquitetura e viagens de formação pelo Brasil, 1938-1962 (2010). Foi bolsista de iniciação científica com a pesquisa A casa bandeirista de Luiz Saia: antecedentes, apropriações e intérpretes, 1916-1972 (2003). Integra, com Alvaro Puntoni,  o escritório gruposp desde 2004. Dirigiu, em parceria com Paulo Pastorelo e Maíra Bühler, o documentário Elevado 3.5, filme vencedor do Festival “É tudo verdade” (2007).

João Gallo de Almeida. Arquiteto formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2005), Especialista em Arquitetura Comercial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2008), é mestrando do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista de iniciação cientifica da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS, 2002) e é bolsista CAPES.

João Masao Kamita. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura e do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. É coordenador do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil/PUC-Rio. Autor de Vilanova Artigas (Cosac & Naify, 2000) e um dos organizadores do livro Um Modo de Ser Moderno: Lucio Costa e a crítica contemporânea (Cosac & Naify, 2004).

Jorge Bassani. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Braz Cubas (1982), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). É professor em dedicação exclusiva do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto do curso de Graduação e da Área de Concentração de Projeto, Espaço e Cultura do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde é pesquisador do GEPEC – Grupo de Estudos da Produção do Espaço Contemporâneo. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Cidade e do Urbanismo, principalmente nos seguintes temas: arte e cidade, arte urbana, a cidade contemporânea, arte e ambiente e arquitetura e cultura. Desde 1980 tem desenvolvido trabalhos na área de Arte & Cidade, autor de esculturas e intervenções temporárias, principalmente em São Paulo.

José Almir Farias. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (FAU/UnB-1981), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ-1997), DEA Le Projet Architectural et Urbain pela Ecole dArchitecture de Paris-Belleville (1999) e doutorado em Le Projet Architectural et Urbain pela Université de Paris VIII (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano e Avaliação de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto urbano, políticas urbanas, planejamento urbano, morfo-tipologia dos espaços construídos, teoria e estética da arquitetura e urbanismo.

José Gustavo Francis Abdalla. Arquiteto e urbanista (FAU/UFRJ, 1986), mestre e doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, 1988 e 1995), e pós-doutor em Arquitetura e Design (University of Salford, UK, 1998). É professor associado na graduação em Arquitetura e Urbanismo e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAC/UFJF).

José Manoel Morales Sánchez. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (1979), mestrado em PEC - COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Estruturas e Construção Civil pela UnB (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da UnB. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos sem Malha, Análise Orientada a Objetos, Método dos Elementos Finitos, Método dos Rsíduos Ponderados, Element Free-Galerkin e Generalized Finite Differences.

José Pessoa. Arquiteto, UFRJ, 1982; Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios, UFBA/UNESCO, 1984; Doutor em Planejamento Urbano e Regional, IUAV, Itália, 1992. Professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF. Pesquisador do CNPq.

José Ripper Kós (josekos@ufrj.br) possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Arquitetura pela Tulane University, New Orleans, EUA (1991) e PhD em Tecnologia da Informação e História da Cidade - pela University of Strathclyde, Reino Unido (2003). É professor da FAU/UFRJ e Professor Permanente do PROURB-FAU-UFRJ. Desde 2008, atua como Professor Visitante no PGAU-Cidade-UFSC e no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. É membro do Comitê Executivo da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital e Diretor da ANPARQ. Participa com freqüência de comitês científicos de congressos internacionais na área de Arquitetura, Urbanismo e Mídias Digitais e é membro do comitê editorial do International Journal of Architectural Computing, entre outros. É o coordenador do Projeto Arquitetônico do Consórcio Brasil para o Solar Decathlon Europe.

Jovanka Baracuhy C. Scocuglia. Arquiteta e Urbanista. Docente e pesquisadora do Departamento de Arquitetura desde 1989, possui mestrado em Ciências Sociais (UFPB), doutorado em Sociologia Urbana (UFPE) e pós-doutorado em “Sociologie Urbaine e Antropologie”(Université Lumière Lyon2, França) como membro do “Groupe de Recherche sur la Socialisation” – GRS – CNRS. Integra, desde 2009, o Programa ARCUS Rhône-Alpes/Brésil de cooperação científica entre diversas instituições (INSA de Lyon, Université Lyon2, UFPB, UFPE, UFRN, UNIPE). Organizou e foi membro do comitê científico do Seminário Internacional ARCUS - “Ambientes urbanos e urbanidades” (2009), coordenou mesa redonda e Grupo de trabalho – GT - “Conflitos urbanos” (2009) e do I Seminário Internacional “Urbicentros: morte e vida dos centros urbanos” (2010), coordendo mesa redonda sobre “Planejamento e memória”. É consultora Ad hoc da Revista Vitruvius de Arquitetura e Urbanismo. Integra, desde 2009, o DINTER - Doutorado Interinstitucional UFPB-UFBA, como docente/pesquisadora/co-orientadora de tese de doutorado. Organizou o Publicou diversos artigos em periódicos nacionais, anais de eventos científicos e quatro livros: “Cidade, habitus e cotidiano familiar”, “Revitalização urbana e (re) invenção do centro histórico de João Pessoa (1987-2002)”, “Cidadania e patrimônio cultural” e “Imagens da cidade: cenários, patrimonialização e práticas sociais”. Coordena o Laboratório sobre Estudos Urbanos, Culturas Contemporâneas e Urbanidades – LECCUR vinculado ao Departamento de Arquitetura-UFPB e coordena o Grupo de Pesquisas “Cidade, cultura contemporânea e urbanidade” registrado no Diretório de grupo de pesquisas do CNPq (2010. Foi delegada da Conferência Nacional de Cultura (2010). É membro efetivo do Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social – CEHIS.

Juliana Braga Costa. Mestrado na FAUUSP, 2010, com a dissertação Ver não é só ver: dois estudos a partir de Flavio Motta. Graduação na FAUUSP, 2004. Bolsista FAPESP de iniciação científica com a pesquisa  Carlos Millan e o modelo da casa paulista, entre 2001 e 2002. Trabalha com projetos de arquitetura no escritório SPBR arquitetos, ao qual é associada desde 2006.

Júlio Cláudio da Gama Bentes. Arquiteto e Urbanista (USU, 2003), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFF, 2008) e Especialista em Gestão Ambiental (COPPE-UFRJ, 2006). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Associado ao Laboratório de Estudos sobre Urbanização, Arquitetura e Preservação (LAP/FAU-USP) e Secretário Geral do Conselho Deliberativo do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ).

Julio Rodrigues. Engenheiro civil, Mestre em urbanismo, Doutor em geografia, professor adjunto no Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente da FAU/UFRJ e professor nos workshops franco-brasileiros na EAU/UFF.

Klaus Chaves Alberto. Arquiteto e urbanista (UFJF, 1998), mestre e doutor em Urbanismo (PROURB/UFRJ, 2003 e 2008). É professor adjunto na graduação em Arquitetura e Urbanismo e professor convidado no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAC/UFJF).

Laís Bronstein. Arquiteta, FAU UFRJ (1987), Mestre em Arquitetura, FAU USP (1996), Doutora em Arquitetura, ETSAB-UPC (2002). Arquiteta e Pesquisadora do PROARQ FAU UFRJ.

Laura Alecrim. Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE).

Leandro Camatta de Assis. Arquiteto e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) desde 2009, atuando nos cursos: Técnico em Edificações e Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Participou como bolsista do grupo de pesquisa MG-ES Um Sistema Infra-estrutural - Conexão Vix (2005-2007). Participou de equipe responsável pela elaboração de estudos de diagnósticos e cenários para o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Vitória (PDTMU, 2007). Recebeu menção honrosa na premiação Arquitetura Capixaba: Categoria Estudantil promovida pelo Instituo de Arquitetos do Brasil – ES (2005). Atua como pesquisador em projetos de pesquisa no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leandro Medrano. Arquiteto e Urbanista formado pela FAU-USP (1992, São Paulo, Brasil), mestre pela UPC-Universitat Politécnica de Catalunya (1995, Barcelona, Espanha) e doutor pela FAU-USP (2000, São Paulo, Brasil). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, onde é Coordenador de Graduação desde 2006 e leciona na graduação e pós-graduação. Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Arquitetura Contemporânea e o Brasil (CNPq/2005). medrano@fec.unicamp.br

Lélia Mendes de Vasconcellos. Arquiteta Urbanista, Professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – EAU / UFF. E-mail:lemv@uol.com.br

Lenora de Castro Barbo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UCG, 1982), especialização em Reabilitação Ambiental, Sustentável, Arquitetônica e Urbanística (UnB, 2009) e mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo (UnB, 2010). Foi professora de Projeto de Arquitetura e Urbanismo I, Conforto Ambiental e Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Planalto Central, em Brasília (2003-2008). É Consultora Legislativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na área de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente, desde 1995. Atua principalmente com os seguintes temas: arquitetura, planejamento urbano, patrimônio cultural, urbanização do Distrito Federal, parcelamento do solo e regularização fundiária.

Leo Name possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), especialização em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004 e 2008, respectivamente). Foi professor substituto do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal Fluminense em 2009, tornando-se pequisador do LABLEGAL, e desde 2008 é professor adjunto do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é co-líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Paisagem. Tem experiência técnica e acadêmica em planejamento urbano e regional, especialmente os seguintes conteúdos: legislação urbana; infraestruturas urbanas; aspectos físico-ambientais do planejamento urbano; e mapeamento e representação cartográfica. Suas investigações acadêmicas se direcionam às representações dos espaços geográficos nas mais variadas mídias, com enfoque na metodologia de análise do urbano, cujo principal projeto é o “[cartografias alternativas]”, que utiliza o audiovisual como ferramenta metodológica e didática, estimulando o uso do audiovisual para a interpretação da cidade (os vídeos do projeto são hospedados em http://smallr.net/cartografias). É consultor da Área de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, onde participou de trabalhos como o Plano Diretor do Campus do Observatório Nacional e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (premiado em 2009 pelo IAB-RJ), o Plano Diretor de Santo Antônio de Pádua (RJ) e o Plano Diretor do Campus do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (do qual foi coordenador).

Leonardo Barci Castriota é arquiteto-urbanista, com doutorado em Filosofia pela UFMG e pós-doutorado junto ao Getty Conservation Institute (GCI) em Los Angeles.  Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. É autor e organizador de diversos livros, entre os quais Arquitetura e Documentação, Patrimônio Cultural: Conceitos, políticas, instrumentos, Urbanização Brasileira: Redescobertas e Arquitetura da Modernidade. Foi pesquisador da Rockfeller Foundation e do Getty Conservation Institute, sendo pesquisador com bolsa de Produtividade do CNPq.

Linda Maria Gondim. Graduação em Ciências Sociais, UFC (1972); Mestre em Planejamento Urbano e Regional,  UFRJ (1976); Ph.D. em Planejamento Urbano e Regional, Cornell University (1986). É professora associada da UFC, no Curso de Graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia; Experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Sociologia Urbana e Sociologia do Direito, atuando nos seguintes temas: movimentos sociais urbanos, participação popular, habitação e planos diretores.

Lineu Castello. Arquiteto(UFRGS),Urbanista(UFRGS),MPhil. Urban Design/Regional Planning (Edinburgh UK), Doutor em Arquitetura (UFRGS). Apresentou/publicou trabalhos em Encontros: (Américas e Caribe) Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, México, Uruguai, Porto Rico; (Europa) Alemanha, Áustria, Espanha, França, Holanda, Itália, Reino Unido, Suécia, Suíça, Turquia; (África) Egito; (Ásia) China, Hong Kong, Japão, Índia, Tailândia; (Oceania) Austrália. Professor-Orientador no Mestrado e Doutorado UFRGS. Publicação mais recente: “Rethinking the Meaning of Place. Conceiving place in Architecture-Urbanism” (Londres: Ashgate).

Lizele Sthel Costa. Arquiteta e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Docente da Faculdade Pitágoras (Linhares, ES – 2010). Docente da Escola Técnica Cedtec (Linhares, ES – 2010). Ex-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Participação na oficina Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea-Oficina (Vitória, 2008). Participação no grupo de pesquisa Conexão Vix (Vitória, 2009 – Estágio em pesquisa).

Lucas Figueiredo. Arquiteto Urbanista (UFPE, 2002), Mestre em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE, 2004) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela University College London (2009). Professor Visitante do Departamento de Arquitetura e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Autor de modelos e ferramentas de análise do ambiente construído utilizados por diversos centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

Lucas Tavares de Menezes Girard possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009).

Lucélia Taranto Rodrigues (Lucelia.Rodrigues@nottingham.ac.uk) se graduou em arquitetura e urbanismo em 1999 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e foi durante os anos seguintes, trabalhando em arquitetura, que passou a se interessar por sustentabilidade. Para desenvolver seus conhecimentos na área ela se formou mestra e doutora pela Universidade de Nottingham onde hoje é professora e uma das coordenadoras da equipe da Nottingham HOUSE. Ela foi uma das professores na disciplina de projeto que originou o projeto da Nottingham HOUSE.

Lucia Cony Cidade. Graduação em Arquitetura, UFRJ (1969); Mestrado em Arquitetura, Univ. of California, Berkeley (1972); Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, UFRJ (1978). Doutorado em City and Regional Planning, Cornell University (1987). É professora associada da UNB; Experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Regional e Desenvolvimento Sustentável, atuando nos seguintes temas: gestão do território, produção do espaço e imagem ambiental.

Lucia Maria S. A. Costa. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1980) e doutorado em Paisagismo - University College London (1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora de convênio internacional CAPES/DAAD/UNIBRAL; participação em missões de trabalho no exterior no âmbito de acordos MCT/CNPq/CTHidro, CAPES/COFECUB e Projeto Alfa Archinet/CEE. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Espaços Livres Urbanos, atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: águas urbanas, paisagem urbana, áreas livres públicas, rios urbanos e cultura urbana.

Luciana Andrade. Professora do PROURB/FAU/UFRJ. Áreas de interesse: favelas, conjuntos habitacionais, ocupações e espaços publicos. Arquiteta-urbanista pela FAU/UFRJ, 1988; Especialista em Sociologia Urbana - IFCH/UERJ, 1992; Mestre em Arquitetura pela FAU/UFRJ, 1995 e Doutora em Geografia pelo PPGG/UFRJ, 2002. Pós-doutorado na Bauhaus Universität Weimar 2006. Coordena o Grupo de Pesquisa Cidade, Habitação e Educação.

Luís Antônio Jorge possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado (1993) e doutorado (1999) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É professor da Universidade de São Paulo, desde 1988, enfocando, tanto no ensino quanto na pesquisa, os estudos sobre Linguagem da Arquitetura, com destaque para temas afeitos ao projeto de arquitetura e urbanismo, ao design e à cultura brasileira. Em 2006 e 2008 foi professor-convidado da Universidad Autónoma Metropolitana do México, División de Ciencias y Artes para el Diseño. Recebeu 6 prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) por suas publicações e projetos.

Luiz Amorim. Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e PhD pela University College London. É Professor Associado II da UFPE, onde coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2). É pesquisador 1D e titular do Comitê de Assessoramento de Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional do CNPq. Foi professor visitante no Taubman College of Architecture and Urban Planning e é membro do Space Syntax International Steering Committee.

Luiz Felipe Machado. Arquiteto e Urbanista, FAU/UFRJ; Doutor em História da Arte, Universiré Paris I – Sorbonne; Mestre (DEA) em História da Arquitetura Moderna e Contemporânea, Universiré Paris I – Sorbonne; Mestre em Arquitetura, PROARQ, FAU/UFRJ; Especialista em Materiais para Engenharia Civil e Arquitetura, EE/UFRJ. Professor, desde 1979, da USU, UFRJ, UNESA e PUC. Atualmente, Professor Adjunto da EAU/UFF. Atuante nas áreas de projeto e de construção com cerca de 160 realizações em programas diversos.

Luiz Guilherme Rivera de Castro. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986),mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie  – UPM (1998) e doutor  pela FAU-USP (2006). Professor em disciplinas da sequência de planejamento e urbanismo da  FAU-UPM desde 1991, e professor pesquisador a partir de 2005, atualmente coordena a sequencia de disciplinas vinculadas ao eixo temático de Urbanismo dessa escola. Como um dos coordenadores do grupo de pesquisa “Urbanismo contemporâneo: redes, sistemas e processos”, tem participado de pesquisas sobre políticas públicas e planos de urbanismo, arranjos produtivos locais, organizações e infraestruturas em rede e espaços públicos. 

Luiz Manoel Gazzaneo. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e doutorado em Análise Regional e Planejamento Urbano - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1981). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Áreas de Inflência das Cidades, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturação urbana, aspectos sócio-econômicos, historiografia, ordenamento do território e ambiente construído.  

Luiz Paulo Leal de Oliveira. Arquiteto e Urbanista (UFRJ, 1986), Especialista em Planejamento Urbano (IPPUR-UFRJ, 1992), Projetos Urbanos (ETSAB/UPC, 1995), Gerência de Projetos em Assentamentos Informais (IHS, 2000), Paisagismo (SNA, 2002) e Restauro e Reciclagem de Edificações (Bennett, 2004). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/FAU-UFRJ) e funcionário da Subsecretaria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), exercendo o cargo de Arquiteto e Urbanista.

Madalena Junqueira Ayres. Promotora de Justiça no Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela PUC-RJ (2009), com graduação em Direito pela UERJ. Integra o Grupo de Pesquisa Direito e Urbanismo madajayres@gmail.com

Marcele Trigueiro de Araújo Morais possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPB (2001), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Aménagement et Urbanisme pelo INSA de Lyon. Integrou o Programa ARCUS (2006) e coordenou o Seminário Ambientes urbanos e urbanidades (2009). Adquiriu e solidificou os seus conhecimentos, com ênfase em Projeto do Espaço Urbano, Teoria da Arquitetura e do Urbanismo e Sociologia urbana. É professora Adjunto da UFCG e pesquisadora associada do INSA de Lyon.

Marcelo Suzuki possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1980) e doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2010), onde também é professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Foi colaborador da arquiteta Lina Bo Bardi. Recebeu por duas vezes o Prêmio Rino Levi do IAB-SP: em 2007, pelo projeto para o Fórum de Cuiabá (2006) e em 1997, pelo Projeto Teatro Polytheama, em Jundiaí (1995).

Márcia Rocha Monteiro. Graduação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1981); Doutorado em Ciências Humanas: História Econômica, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (1997-2001); Pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP (2004-2006); Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas - FAU/UFAL; Docente em Cooperação Técnica no Departamento de Medicina Preventiva DMP/UNIFESP e colaboradora do Departamento de Engenharia/UNIFESP

Márcio Correia Campos. Professor assistente do Departamento de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Graduado por esta instituição de ensino (1993) e Mestre em Arquitetura pela Universidade Técnica de Viena, Áustria (1999), desenvolvendo atualmente Doutorado na Universidade Técnica de Munique, Alemanha. Docente nas áreas de projeto, teoria e história da arquitetura. Várias publicações sobre Arquitetura Moderna e Contemporânea, atuação como profissional de projeto, com premiações em concurso, no Brasil e na Áustria.

Márcio Rosa D’Avila. Possui graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, mestrado em Arquitetura e doutorado em Arquitetura e Planejamento pela Universidade de Kassel-UniKassel/Alemanha. Professor e pesquisador no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUPUCRS, membro dos grupos de pesquisa Uso Sustentável da Energia (USE) e Núcleo de Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade da FAUPUCRS. Áreas de pesquisa: habitação de interesse social, políticas públicas, edificação sustentável e eficiência energética. 

Marcos José Carrilho

Marcos Pereira Diligenti. Possui Graduação em Engenharia Civil pela UFRGS, Mestrado em Educação pela UFRGS e Doutorado em Educação pela UFRGS. É docente e pesquisador em tempo integral na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS. É coordenador do Núcleo de Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade da FAUPUCRS e do Grupo de Pesquisa SUSTENFAU/ IDÉIA PUCRS. É líder do Grupo de Pesquisa CNPQ em Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade.

Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira. Professora do PROURB da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.  Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ(1978), graduação em Urbanismo pela Universite de Paris VIII (1979), DEA em Etudes Urbaines (1984) e Doutorado (1988) pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1984). Realizou seu pos-doutorado na França (no Institut dUrbanisme de Paris e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales) e na Inglaterra ( no Centre for Urban History da University of Leicester) em 2004.  É autora de livros, capitulos de livros, artigos e exposições nas área dos estudos culturais, principalmente nos campos da arte, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, tendo como foco, sobretudo, o Rio de Janeiro.

Margareth de Castro Afeche Pimenta  possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, mestrado em Géographie de lAménagement et dUrbanisme - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) , mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Géographie de lAménagement et dUrbanisme - Université de Paris IV. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria do Planejamento Urbano e Regional.

Maria Alice Junqueira Bastos, http://lattes.cnpq.br/1714427552948865. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1982), mestrado (2000) e doutorado (2005). em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo É pesquisadora na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo e realiza atualmente estágio pós-doutoral na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com bolsa da FAPESP.

Maria Angélica da Silva. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998) e pós-doutoramento pela Universidade de Évora. É professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e credenciada no programa de pós graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA) da  Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência nos temas da história da paisagem, iconografia, urbanismo e arquitetura coloniais, arquitetura moderna, patrimônio imaterial e design de produtos culturais. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem desde 1998, ao qual se vincula o Laboratório de Criação Tabaêtê. É bolsista de produtividade do CNPq

Maria Aparecida Steinherz Hippert. Engenheira Civil (UFJF, 1983), mestre em Engenharia (UFF, 1998), doutora em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, 2005). É professora adjunta na graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia Civil e professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAC/UFJF).

Maria Beatriz Afflalo Brandão (bitiz@aadesign.com.br) é formada pela ESDI / UERJ, atuou profissionalmente em projetos com interface com a Arquitetura e o Urbanismo, resultando na escolha do mestrado [concluído em 2008] e Doutorado [em andamento], no PROURB/UFRJ. Integra a equipe do Consórcio Brasil no Projeto da Casa Solar Flex. Na área acadêmica, participou da organização de um novo curso, lecionou design na Universidade Veiga de Almeida, onde participou de bancas examinadoras. Atualmente é professora substituta no curso de Design de Produtos da EBA//UFRJ. Realizou trabalhos de pesquisa no IDI/MAM no Rio e Janeiro, para o MEC. Atuou em projetos urbanos, como Rio Orla e Rio Cidade, e trabalhou durante dez anos na área urbana.

Maria Beatriz Camargo Cappello. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e do Urbanismo Moderno, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura moderna no Brasil, arquitetos e urbanistas modernos brasileiros, revistas de arquitetura nacional e internacional e a documentação e preservação da arquitetura e urbanismo moderno.

Maria Cecília Filgueiras Lima Gabriele Arquiteta. Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal. Especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil, PUC-RJ. Mestre em Gestão Pública, Universidad Complutense de Madrid. Professora e chefe do Departamento de História do CAU/UNB. e-mail: cecilia_gabriele@yahoo.com.br

Maria Cristina Cabral. Arquiteta pela FAU/UFRJ, Doutora e Mestre em História pela Puc-Rio, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, e especialista em História da Arte e da Arquitetura pela Puc-Rio. Professora Adjunta da FAU/UFRJ. Membro do Docomomo e do ICOM.

Maria Cristina da Silva Leme. Professora titular Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. Visiting Scholar junto ao Japan Center for Area Studies Metropolitan Museum of Ethnology, Osaka; junto ao Center for Brasilian Studies University of Oxford; junto a New York University. Presidente  ANPUR 2001-2003. Bolsista Produtividade CNPq 1B. Coordenação da rede de pesquisa inter institucional Urbanismo no Brasil. Membro do Conselho do IPHS International Planning History Society.

Maria da Conceição Pereira Paulino. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba. Mestranda em História da Arquitetura e Urbanismo, PPGAU da UFPB. Sócia fundadora da organização não-governamental recém criada Instituto Casa do Sol, em Queimadas/PB, que realiza atividades sócio-educativas com a comunidade carente. Foi professora do ensino fundamental II e Coordenadora da Educação Integral na escola do Programa Mais Educação MEC - Governo Federal. Colaborou com o Ponto de Cultura Paraiwa Multivisualnet, na elaboração dos projetos Município do Conde: Identidade, Cultura e Educação & Bananeiras: Patrimonio Histórico, Preservação e Educação, ambos selecionados no Edital Bolsa Agente Escola Viva 2009 do Ministério da Cultura.

Maria de Fátima de Mello Barreto Campello. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Arquiteta graduada na Universidade Federal de Pernambuco (1975); mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1997); e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (2009).

Maria de Lourdes Pereira Fonseca. Arquiteta e urbanista, doutora em Urbanismo pela Universidad Politécnica de Cataluña, com pós-doutorado no CEM/CEBRAP.  Professora adjunta da Universidade Federal do ABC – UFABC. Atua na área de projetos urbanos, planejamento e gestão do território. Email: lourdes.fonseca@ufabc.edu.br ou loufonseca@yahoo.com

Maria de Lourdes Pinto Machado Costa. Arquiteta e Urbanista, Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – EAU / UFF. E-mail: m.lourdescosta@terra.com.br

Maria de Lourdes Zuquim. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Braz Cubas (1979), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). É professora em dedicação exclusiva do Departamento de Projeto do curso de Graduação e das Áreas de Concentração de Planejamento Urbano e Regional e Habitat do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde é pesquisadora do LabHab - Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos e do GEPEC - Grupo de Estudos da Produção do Espaço Contemporâneo. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano e regional, principalmente nos temas: habitação social, meio ambiente, urbanização de favela, desenho urbano, política urbana e ambiental.

Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos. Doutoranda em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ. Professora de urbanismo da PUC-Rio, atuando no Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Especialização em Sustentabilidade no Projeto: do objeto à cidade e no Mestrado Profissionalizante em Engenharia Urbana e Ambiental. Pesquisadora do Grupo de Estudos do Lugar: Sustentabilidade em projetos da PUC-Rio e do grupo Urbanismo e Estruturas Ambientais do PROURB/FAU/UFRJ. Sócia coordenadora de urbanismo da Ruy Rezende Arquitetura - RRA.

Maria Inês Sugai. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade da UFSC. misugai@uol.com.br. Arquiteta e urbanista; Mestre e Doutora pela FAU-USP; professora e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade/UFSC.

Maria Lais Pereira da Silva. Socióloga, professora associada da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ, Doutora em Geografia pela UFRJ, professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e urbanismo da UFF, Coordenadora do projeto “O Acesso à Terra nas favelas: significados e Representações”.

Maria Ligia Fortes Sanches. Arquiteta-urbanista diplomada cum laude pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1977. Premiada com a medalha de ouro Edison Passos pelo Clube de Engenharia em 1977. Doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005. É Professora Associada III da FAU-UFRJ.

Maria Lucia Refinetti Martins. Arquiteta Urbanista formada pela FAUUSP; Mestre e Doutora em Planejamento Urbano e Regional também pela FAUUSP. Professora Livre-Docente do Departamento de Projeto e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP. Ex-coordenadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Anteriormente exerceu atividade de Planejador Urbano na Secretaria Municipal de Planejamento da PMSP e de Assessoria em Urbanismo a parlamentares na Câmara Municipal de São Paulo e Assembléia Legislativa. Publicou: Moradia e Mananciais: tensão e diálogo na metrópole. São Paulo, FAUUSP/FAPESP, 2006. Leciona na Pós-graduação a disciplina: O Direito à Cidade e o Direito Urbanístico e Ambiental. E.mail: malurm@usp.br

Maria Luiza de Freitas é arquiteta e urbanista (2002) e mestre em Arquitetura e Urbanismo (2005) pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da USP. É doutoranda em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e bolsista FAPESP, orientada pelo professor Dr. Hugo M. Segawa. Fez bolsa sanduíche na Argentina (2009) com bolsa do Programa Santander de Mobilidade de Pós-graduandos na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires – FADUUBA, supervisionada pelo professor Horacio Caride.

Maria Marta dos Santos Camisassa. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Viçosa. camisassa.marta@gmail.com. Arquiteta e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, desde 1993. Terminou seu doutorado em 1994 pela University of Essex (Inglaterra), com a tese As origens da arquitetura moderna brasileira e o Movimento Modernista, tendo sido orientada pela Professor Valerie Fraser. Tem desenvolvido pesquisas sobre arquitetura doméstica na virada do século XIX até os anos 1950.

Maria Renilda Nery Barreto. Doutora em História das Ciências (COC/FIOCRUZ), professora e pesquisadora do CEFET-RJ. Coordenadora do projeto Patrimônio Cultural da Saúde da Bahia: 150 anos de História. Autora e organizadora de diversos artigos e capítulos de livros, dentre eles, A Bahia e a instituição da medicina acadêmica no século XIX (2007); Assisted birth in 19th century Bahia publicado na Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos (2008); e A Ciência do Parto nos Manuais Portugueses de Obstetrícia publicado na Revista Gênero (2007).

Maria Soares de Almeida. Arquiteta e Urbanista. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Estruturas Ambientais e Urbanas pela Universidade de São Paulo.  Na Fundação Metropolitana de Planejamento do governo do Estado do Rio Grande do Sul atuou como planejadora urbana e regional. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo. Integra a Rede Nacional de Pesquisa Urbanismo no Brasil.

Maria Teresa Barbosa. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF,1990), mestre em Engenharia Civil (UFRGS, 1993), doutora em Engenharia Civil (UFRJ, 2002) e pós-doutora em Engenharia Civil (UFF, 2007). É professora associada na graduação em Engenharia Civil e professora permanente/coordenadora no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAC/UFJF).

Marianna Boghosian Al Assal possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2005) e mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (2010). Atualmente é doutoranda em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição.

Marina Byrro Ribeiro. Arquiteta do IBRAM / MinC, trabalha no Museu Histórico Nacional. Mestre na área de Conforto Ambiental, com ênfase no estudo de edifícios de valor cultural; Doutoranda em Arquitetura de Museus, (UFRJ / PROARQ). É assessora especializada no setor museográfico, coordenando a execução de obras voltadas para a renovação dos circuitos de exposições; e ministra Oficinas de Arquitetura de Museus em todo o país. e-mail: marinabyrro@gmail.com

Marina Mange Grinover é Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em 2010, formada Arquiteta Urbanista na FAU-USP em 1993. Durante o período acadêmico fez parte da editoria da revista Caramelo e seu TFG foi selecionado Regional do Prêmio Opera Prima de 1994. No primeiro ano de formada, integrou a equipe de Paulo Mendes da Rocha no Projeto de Reforma e Restauro da Pinacoteca do Estado de SP. Em 1995 trabalhou como arquiteta no escritório de Vittorio Gregotti, em Milão - Itália, no Projeto Executivo da Universidade de Milão para a Milano Biccoca. No Brasil, desde 1996, mantém escritório próprio e trabalhou como associada no projeto de reforma da sede do Jornal Folha São Paulo, coordenada pelo Arquiteto Paulus Magnus. Também desenvolveu projetos em parceria com o Escritório Piratininga como o auditório do centro de análises do Laboratório Fleury. Desenvolve projetos nas áreas de edificações residenciais, comerciais, em paisagismo, museografia e design; Recebeu Menção Honrosa do Premio Jovens Arquitetos de 1999 e especializou-se em administração de obras e projetos. Hoje, também ministra aula de Metodologia do Projeto na Instituição de Ensino de Arquitetura Escola da Cidade e coordena as atividades do 5ºano -TFG da Escola da Cidade, desde 2007.

Mario dos Santos Ferreira. Arquiteto, Doutor em Engenharia de Produção/Ergonomia (UFSC, 2001), Mestre em Engenharia de Produção/Produto Industrial (UFSC, 1992), Especialização em Ecologia Humana (UNISINOS,1984), Aperf. Design/LBDI-CNPq, 1985, Aperfeiçoamento em Biônica Aplicada ao Design (LBDI/CNPq-UAM/Mex,1986), Docente Pesquisador na FAUPUCRS (1986-), Assessor Técnico na PRPPG-PUCRS (2009-), Integrante do Banco de Avaliadores do SINAES (BASis), Consultor Ad Hoc INEP/ MEC; Consultor Ad Hoc FAPERGS (2009-); Docente no PPG-Gerontologia / PUCRS (área Ergonomia e Acessibilidade), Líder de Grupo de Pesquisa/CNPq em Arquitetura e Industrialização, Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Mobilidade Urbana – FAUPUCRS.

Mario Luis Carneiro Pinto Magalhães. Doutorando em Urbanismo na área de história e teoria pelo PROURB-FAU-UFRJ, Mestre em Urbanismo pela mesma instituição e graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-UFRJ onde atuou como prof. substituto nos anos de 2007-2008 nos departamentos DPUR- Departamento de Planejamento Urbano e Regional, e DARF- Departamento de Análise e Representação da Forma. Integra o LeU - Laboratório de Estudos Urbanos coordenado pela profa. Margareth da Silva Pereira.

Mário Márcio de Queiroz Santos. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Mestrando da EAU / UFF.E-mail: mariomarcio.queiroz@ufjf.edu.br

Marlene Milan Acayaba, http://marleneacayaba.blogspot.com. Arquiteta e doutora pela FAU/USP e dirigiu o Museu da Casa Brasileira de 1995 a 2002. É autora de Arquitetura Moderna Brasileira (1982), com Sylvia Ficher; Residências em São Paulo:1947-1975 (1987); Branco & Preto: uma história de design brasileiro (1994) e 11º ao 15º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2001). Coordenou a publicação de Equipamentos, usos e costumes da casa brasileira (2002) e Museu da Casa Brasileira (2002).

Marlice Nazareth Soares de Azevedo. Professora Titular da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ, Doutora em Urbanismo e Gestão Urbana pelo IUP de Paris. Professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo –UFF. Coordenadora da Pesquisa “Urbanismo no Brasil – Subprojeto Niterói: Estudos e Práticas que contribuem para a formação  do Urbanismo como área de conhecimento e atuação profissional”, parte da rede de pesquisa “Urbanismo no Brasil”.

Marluci Menezes. Geógrafa (CEUB, BsB/BR, 1986), mestre em Antropologia (UNL, Lisboa, 1996), doutora em Antropologia (UNL, Lisboa, 2002). É Pesquisadora e chefe do Núcleo de Ecologia Social no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (NESO/LNEC, Portugal).

Martha Machado Campos. Arquiteta e Urbanista. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Membro do Programa de Pós-Graduação e da Graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFES. Apresentou trabalho no Seminário Internacional Estudos Urbanos 2007: Vazios Úteis, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Lisboa: 2007), foi conferencista na Feira e Congresso Internacional Cidades 2006 e no Seminário Internacional Metapolarização e Novas Territorialidades, ambos em Vitória (2006). Participou da rede de pesquisa entre cidades e universidades brasileiras, que resultou na publicação Urbanismo no Brasil 1895-1965 (2ªed., Salvador, EDUFBA, 2005) e versão digital do CD-Rom Urbanismo.br. Participou da pesquisa interinstitucional MG-ES Um Sistema Infra-estrutural (2003/2005) publicada no site www.artecidade.org.br. e apresentada no Workshop: Brazil An Infraestructural Territory, Towards Transamericana, promovido pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (Barcelona, 2004). Integrou equipe da pesquisa Método de Intervenção Urbana em Áreas Centrais, que resultou na publicação Centro.com.vitória (Vitória, EDUFES, 2002) e recebeu prêmio Arquitetura Capixaba: Categoria Urbanismo Projeto do Instituto dos Arquitetos do Brasil /ES (2001). Participou da equipe de pesquisadores da exposição Cem Anos do Projeto do Novo Arrabalde: Vitória 1896-1996, que esteve na Bienal Internacional de Arquitetura (1997) e resultou na publicação do livro Cidade Prospectiva: o projeto de Saturnino de Brito para Vitória (Vitória, EDUFES, 2009). Coordena, desde 2008, o Plano de Ocupação da Área Central de Vitória: Plano de Proteção da Paisagem. Desde 2008 participa de projeto integrado de pesquisa entre os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFES e da USP visando à consolidação e o fortalecimento de uma das linhas de pesquisa do programa da UFES, Processos urbanos e gestão da cidade: teoria e história, a partir de apoio do CNPq pelo Edital nº16/2008. Compõe Comissão Científica e Comissão de Organização do XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, a ser realizado em outubro de 2010, na cidade de Vitória (ES). Atualmente coordena o Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da UFES, atuando em pesquisa nos temas: cidade, paisagem, território, projeto urbano, espaço público, teoria e história da arquitetura, da cidade e do urbanismo.

Michelly Ramos de Ângelo. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos,. doutoranda do Programa de Pós graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP/São Carlos com estágio doutoral no Centre Lillois d’Études et de Recherches Sociologiques et Économiques (Clersé) da Université des Sciences et Technologies de Lille (França).

Milena Sampaio da Costa. Arquiteta e Urbanista (UFF, 2007). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU-UFF) e funcionária da Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP) da mesma instituição (UFF), exercendo o cargo de Arquiteta e Urbanista.

Moema Falci Loures. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB/ FAU-UFRJ. moema@imaginal.com.br. Arquiteta e Urbanista pela UFJF (2004), mestre em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ (2006) e doutoranda em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ. Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq Direito e Urbanismo. Pesquisadora do PROURB-UFRJ. Atuação em projetos de arquitetura e urbanismo - Espaço IMAginal.

Nabil Georges Bonduki é arquiteto e urbanista (1978), mestre (1987) e doutor (1995) em estruturas ambientais urbanas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de habitação, planejamento urbano e regional e história urbana, com ênfase em fundamentos do planejamento urbano e regional, atuando principalmente nos seguintes temas: política habitacional, política urbana, movimentos sociais, condições de moradia e urbanismo. Tem 10 livros publicados, entre os quais Origens da habitação social no Brasil (estação liberdade, 1998), atualmente na 4a edição, e centenas de artigos publicados em livros, periódicos e veículos de comunicação social. Foi superintendente de habitação popular do Município de São Paulo (1989-92), tendo coordenado o Programa de Habitação de Interesse Social do Município e vereador do Município de São Paulo (2001-4), quando coordenou a elaboração do Substitutivo do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e os Planos Regionais das 31 subprefeitura do município. Prestou consultoria para inúmeros municípios na elaboração de planos diretores e de habitação, como Franca, Ipatinga, Taboão da Serra, Nova Iguaçu, São Paulo, Salvador, além do Distrito Federal. Atuou na coordenação da consultoria para a elaboração do Plano Nacional de Habitação.

Nadia Somekh. Mestre e Doutora pela FAU Universidade de São Paulo, professora e pesquisadora do Programa de Pós – Graduação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU – Mackenzie). Diretora da  FAU – Mackenzie (2005-2009), consultora do Plano Nacional de Habitação(2008-2009),   Secretária de Planejamento Urbano e Ação Regional de São Bernardo do Campo (2009),  presidente da EMURB – Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (2002-2004), Secretária de Desenvolvimento Econômico de Santo André (1997 – 2002), Secretária de Planejamento e Meio Ambiente de São José dos Campos (1996) Atualmente é  Conselheira da UIA.

Nara Helena Naumann Machado. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS (1971), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS (1985), mestrado em História pela PUCRS   13 (1990) e doutorado em História pela PUCRS (1998). É professora da FAU/PUCRS. Tem experiência na área de História da Arquitetura e do Urbanismo, principalmente nos temas: Teoria e história da arquitetura e do urbanismo, Arquitetura e urbanismo no Brasil, Arquitetura e urbanismo de Porto Alegre, Arquitetura e urbanismo no século XX.

Naylor Vilas Boas. Possui graduação em Arquitetura (1995) pela FAU/UFRJ, mestrado em Teoria da Arquitetura (2000) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da FAU/UFRJ e doutorado em História do Urbanismo (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ. Atualmente é professor adjunto da FAU/UFRJ, onde coordena o Laboratório de Gráfica Digital e pesquisador associado do PROURB, onde desenvolve pesquisas no campo da Representação Gráfica e da História Urbana.

Neiva Vieira. Possui Doutorado em Antropologia (2002), com estágio doutoral na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales/EHESS/Paris/França (2000-2001), Mestrado em Antropologia (1998) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/IFCS-UFRJ e Graduação em Ciências Sociais (1986) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS-UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Perifierias Urbanas/FEBF-UERJ e Pesquisadora Associada do Laboratório de Etnografia Metropolitana/LeMetro/IFCS-UFRJ.

Nelci Tinem. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UnB, 1975), especialização em Conforto Ambiental (UFPB, 1979), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS, 1982), doutorado em Historia da Arquitetura Historia Urbana (UPC/ETSAB, 1996) e aperfeiçoamento em Planejamento Habitacional (GDF, 1976). Atualmente é professor associado III e vice-coordenadora do PPGAU da UFPB e colaboradora no PPGAU/UFRN). Atua principalmente nos seguintes temas: historiografia, arquitetura moderna e patrimônio.

Nilce Cristina Aravecchia Botas é arquiteta e urbanista (EESC-USP 2000), mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (EESC 2005) e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional (FAU-USP) com pesquisa na área de habitação e urbanismo modernos. É docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco – Itatiba (desde 2005) e docente de História do Urbanismo na Escola da Cidade (desde 2009).

Oreste Bortolli Júnior. Professor Doutor da Universidade de São Paulo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, departamento de Projeto, junto ao Grupo de Disciplinas de Projeto da Edificação. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em habitação, equipamento urbano, arquitetura, cultura e cidade.

Otavio Leonídio. Arquiteto, doutor em História (PUC-Rio), professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Membro do conselho editorial dos periódicos Arquitextos/Vitruvius, Academia (UFRJ), Estudos em Design (PUC-Rio) e Noz (PUC-Rio). Membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil/IAB, e Corpo de Jurados do IAB-RJ. Autor de Carradas da Razões: Lucio Costa e a arquitetura moderna brasileira (Loyola/PUC-Rio) e co-autor de Um modo de ser moderno: Lucio Costa e a crítica contemporânea (CosacNaify).

Patrícia Menezes Maya-Monteiro. Arquiteta e urbanista (FAU/UFRJ, 1988), mestre e doutora em Urbanismo (PROURB/UFRJ, 1998 e 2008). É professora adjunta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Patricia Stelzer da Cruz. Arquiteta e Urbanista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, aprovada no exame de qualificação, com defesa prevista para setembro de 2010. Desenvolveu estudos de mobilidade urbana que subsidiaram a elaboração e revisão dos Planos Diretores Municipais dos municípios de Cariacica (2006), Piúma (2006), Marataízes (2007), Mimoso do Sul (2008), Alegre (2008), Ibitirama (2008), Jerônimo Monteiro (2008) e Serra (2008). Participou como consultora técnica na elaboração da Agenda Vitória 2010-2025, desenvolvendo estudo Sistemas de Mobilidade Urbana Socialmente Inclusivos e Sustentáveis publicado no http://sistemas6.vitoria.es.gov.br/agendavitoria/#home.php. Participou da equipe de desenvolvimento do Estudo Integrado de uso e ocupação do solo e mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória, desenvolvido pela Tectran e IJSN, publicado no site www.ijsn.es.gov.br. Atuou como docente do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFETES) em 2008, no curso de Transportes. Participa atualmente da pesquisa Novas Configurações Territoriais: Uso e Ocupação do Solo e Circulação urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória (UFES).

Paula Uglione. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Bolista do Programa de Pós-doutorado da Fundação Osvaldo Cruz (FAPERJ), atualmente desenvolve pesquisas e consultoria no campo da Psicologia Ambiental.

Paulo Afonso Rheingantz. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1976), mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação na graduação (Projeto de Arquitetura) e no PROARQ - Programa de Pós-graduação em Arquitetura (Teoria e Prática do Ensino de Projeto e Seminários em Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído). Temas de interesse: projeto de arquitetura, avaliação pós-ocupação, qualidade do lugar e ensino de arquitetura. Coordena os grupos de pesquisas Qualidade do Lugar e Paisagem - ProLUGAR (www.fau.ufrj.br/prolugar) e Ensino de Arquitetura.

Paulo Renato Silveira Bicca. Arquiteto diplomado pela UFRGS (1968), especialização em Habitação pela UnB (1973) e doutorado em Urbanismo pela Universidade de Grenoble, França (1979). Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (1971/1997), professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC (1983/1984) e professor/pesquisador da Faculdade de Arquitetura de Grenoble, França  (1989/1990). É professor e Coordenador do Departamento de Projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS.

Paulo Sérgio Barbaro Del Negro

Pedro Manuel Rivaben de Sales. Arquiteto e Urbanista pela Universidade de São Paulo (1979), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). É professor associado da Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – Escola da Cidade e assistente técnico da Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de projetos, planos, consultorias e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: operação urbana, projeto urbano, projeto urbano e de arquitetura, cidade e território contemporâneo, teoria da cidade e do urbanismo.

Pedro Veloso. Arquiteto e Urbanista formado pela FAUUnB (2006, Brasília, Brasil). Mestrando do programa de pós-graduação da FAUUSP (São Paulo, Brasil). Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do SENAC-SP. Professor do Curso de Engenharia Ambiental do SENAC-SP. Membro do Grupo de pesquisa em arte, design e mídias digitais (CNPq/2006). Dedica-se à teoria do projeto e ao uso de novas tecnologias na concepção arquitetônica. pedroveloso13@hotmail.com

Priscila Soares da Silva. Arquiteta e Urbanista (UFF, 2003). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU-UFF) e atua na Fundação Centro de Defesa dos Direitos Humanos Bento Rubião e também na Assessoria aos Movimentos Sociais através do Fórum Estadual de Luta pela Reforma Urbana, integrado a Secretaria Executiva do Fórum Nacional de Reforma Urbana.

Rachel Coutinho M. da Silva. Ph.D, Cornell University (1988), Pós-Doutorado, London School of Economics and Political Science, (2008); Professora adjunta, FAU/UFRJ;.Coordenadora, PROURB/UFRJ; Pesquisadora, FAPERJ e CNPq; Coordenadora, Laboratório de Urbanismo e Meio Ambiente, PROURB/UFRJ, no qual desenvolve pesquisa nos temas de vulnerabilidade socioambiental, violência urbana, turismo, uso do solo e regulação urbana; Experiência profissional em gestão, planejamento regional e projeto urbano.

Rafael Zamorano Bezerra. Historiador e Mestre em Ciência Política UFRJ, 2006. Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Historiador do Museu Histórico Nacional. Tem experiência na área de História e Ciência Política, nos seguintes temas: museus de história e escrita da história em museus. E-mail: rafaelzamorano@gmail.com

Ramón Gutiérrez é arquiteto argentino. Professor e pesquisador na área da História da Arquitetura, consultor da UNESCO para temas de patrimônio na América Latina. Pesquisador do Conselho de Pesquisas Científicas da Argentina. Autor de numerosos livros sobre arquitetura iberoamericana. Diretor do Centro de Documentación de la Arquitectura Latinoamericana (CEDODAL) em Buenos Aires.

Raquel Rodrigues Lima. Graduação em Arquitetura pela UFGRS (1989), mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura/PROPAR/UFGRS (1997) e doutorado em História pela PUCRS (2005). É professora e Coordenadora do Departamento de Teoria e  História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, atuando nos temas: História da Arquitetura e do Urbanismo de Porto Alegre, Arquitetura Moderna em Porto Alegre.

Raquel Tardin (rtardin@ufrj.br) é Arquiteta e Urbanista. Doutora pela Universidad Politécnica de Cataluña – Barcelona. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/FAU/UFRJ). Autora do livro: “Espaços livres: Sistema e Projeto Territorial”, e co-autora do livro: “Arquitetura Paisagística Contemporânea no Brasil”. Possui artigos publicados e coordena pesquisas na área da Análise, Projeto e Ordenação da Paisagem.

Regina Cohen. Pós-doutoranda em Arquitetura (bolsista FAPERJ PROARQ/FAU/UFRJ) com o tema de Acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos Museus. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto sobre Acessibilidade e Desenho Universal (Núcleo Pró-Acesso da UFRJ). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e é especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC RJ (1992). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, inclusão, ensino superior, universidade e deficiente.

Renata Santiago Ramos. Arquiteta e Urbanista graduada em 2009 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuou, de 2005 a 2009 em atividades de monitoria e iniciação científica, participando e recebendo destaque em salões e mostras acadêmicas. Recebeu, em 2008, o Prêmio UFRGS Jovem Pesquisador pelo trabalho: “Habitar na 2ª Era da Máquina - Revendo os Protótipos Modernos nos Anos 60”. Mestranda em Teoria, História e Crítica de Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR/UFRGS).

Renato Anelli,http://lattes.cnpq.br/1479357603158076. Professor Titular e Coordenador do PPGAU da Escola de Engenharia de São Carlos, USP. É conselheiro do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo da FAPESP. Participou do Conselho Fiscal da ANPUR e é Secretário Executivo da ANPARQ. Membro do Grupo de Pesquisa em AU da EESC-USP desenvolve pesquisas sobre arquitetura e urbanismo moderno e contemporâneo. É também autor de Rino Levi: Arquitetura e Cidade (Romano Guerra, São Paulo, 2001 Prêmio Melhor Ensaio Teórico IAB SP 2002).

Renato Gama-Rosa Costa. Arquiteto, Doutor PROURB/UFRJ, 2006 e bolsista no Institut d’Urbanisme de Paris, 2004. Mestre PROARQ/UFRJ, 1998. Secretário Docomomo Rio e tecnologista senior da FIOCRUZ. Vice-coordenador do curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. Coordenador Nacional da Rede Brasil: Inventário do Patrimônio Cultural da Saúde. Experiência em Arquitetura e Urbanismo, ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, nos temas: Rio de Janeiro, história, arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural, e arquitetura de instituições de saúde. e-mail: rgrc@coc.fiocruz.br

Ricardo Alexandre Paiva. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestre (2005) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará

Ricardo Rüther (ruther@ecv.ufsc.br) é formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1988, concluiu o Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais em 1991 também naquela universidade. Em 1995 obteve o título de Ph.D. no Department of Electrical & Electronic Engineering, The University of Western Autralia, na Austrália. Durante 1995 e 1996 realizou pós-doutorado no Fraunhofer-Institut für Solare Energiesysteme na Alemanha, na área de Sistemas Solares Fotovoltaicos. Em 1997 ingressou no LABSOLAR – Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua deste então, e a partir de 2000 também no LabEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC, onde ministra as disciplinas de Instalações Elétricas e Energia Solar Fotovoltaica na graduação e pós-graduação.

RITA DE CASSIA MARQUES. Historiadora. Doutora em Historia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG Coordenadora regional do Inventario Nacional do Patrimônio Cultural da Saúde: bens móveis e acervos (Mariana, Ouro Preto, Belo Horizonte-MG).

Roberto Gonçalves de Araújo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (1986) e mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo (UnB, 2010).  É arquiteto concursado do Governo do Distrito Federal e atua há 12 anos como inspetor de atividades urbanas, fiscalizando a utilização do espaço público na área tombada de Brasília.

Roberto Montezuma, http://lattes.cnpq.br/2503857173857995.Arquiteto pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) com especialização em Social Housing pela Architectural Association School of Architecture (1985). Atualmente é Professor auxiliar da Universidade Federal de Pernambuco, com escritório próprio de projetos responsável por um amplo número de obras em varias regiões brasileiras.

Roberto Segre. Nascido em Milão, 1934; Arquiteto (1960) pela FADU/UBA, Buenos Aires; Doutor em Ciências das Artes (1990), Faculdade de Artes e Letras, Universidade de Havana, Cuba; Doutor em Planejamento Regional e Urbano (1997), IPPUR, UFRJ. Doutor Honoris Causa, ISPJAE, Havana, (2007). Professor Titular Aposentado no DPA/FAU/UFRJ, e no PROURB/FAU/UFRJ, Rio de Janeiro; Professor Titular Consultor, Faculdade de Arquitetura, ISPJAE, Havana;.Pesquisador 1B do CNPq (1995-2010). Coordenador do DOCOMOMO-Rio.

Rodrigo Cury Paraizo.Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU/UFRJ. rparaizo@gmail.com. Doutor (2009) e Mestre (2003) em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU-UFRJ.Professor adjunto de Expressão Gráfica na FAU-UFRJ.Professor adjunto da UFF( 2009-2010). Professor  de desenho de arquitetura na PUC-Rio(2008-20010). Integra o Grupo de Pesquisa do CNPq Direito e Urbanismo. Pesquisador do Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital do PROURB, atuando principalmente com o tema do patrimônio virtual.

Rodrigo de Faria. Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor em História pelo IFCH-UNICAMP, Pós-Doutorado pela Fundación Carolina/ETSArquitectura de Madrid-UPM, Professor no Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UnB, Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade do IFCH-UNICAMP, Coordenador do Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade (GPHU-UnB/CNPq).

Roger Pamponet da Fonseca. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Manaus (2003) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília - UnB (2007). Atualmente é professor do Centro Universitário Nilton Lins - UniNilton Lins, onde ministra disciplinas do eixo de Projeto de Arquitetura, Projeto de Design, História e Arquitetura Contemporânea. Fundador do escritório Arquitetura & Engenharia (2003), desenvolvendo obras e projetos arquitetônicos, urbanísticos e ambientações de interiores.

Rogério Akamine. Graduação (1992) e mestrado (1998) em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP, doutorado em Architectural Engineering pela Osaka University (2004) e Pós-Doutorado na FAUUSP - Projeto QUAPÁ (2007-2010). É professor doutor dos cursos de arquitetura e urbanismo da UNINOVE e USJT e pesquisador da rede nacional QUAPÁ-SEL.

Romulo Krafta. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Urban Design - Oxford Brookes University (1982) e doutorado em Urban Science - University of Cambridge (1992). Realizou estágio de pós-doutorado no Centre for Advanced Spatial Analysis (CASA, University College London). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do comitê científico da SBPC- Soc. Brasileira Progresso Ciência, consultor da CAPES e consultor ad hoc do CNPq.

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro. Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), com mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1989) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído em 1996. Atualmente é Diretora-Adjunta de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da UFRJ, onde também é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS. Coordena o Grupo de Pesquisa Cultura Contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia (CNPq) e neste âmbito desenvolve pesquisas em torno da produção de subjetividade na sociedade tecnológica, bem como dos processos de produção de conhecimento e inovação, tendo como base o modelo de redes sociotécnicas.

Rosane Maria Vargas Bauer. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Integradas Instituto Ritter dos Reis em 1986. Mestrado pela Chalmers Tekniska Högskola em Gotemburgo, Suécia, em 1997. Professora da Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS – FAUPUCRS e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS desde 1998. Coordenadora do Departamento de Projetos da FAUPUCRS de 2000 à 2002. Coordenadora do Programa CAPES-FIPSE da FAUPUCRS desde 2003, no convênio com a Ball State University, Muncie, Estados Unidos. Coordenadora da Especialização em Arquitetura Comercial da UNISINOS desde 1999.

ROSELINE VANESSA OLIVEIRA MACHADO. Arquiteta e Urbanista formada na Universidade Federal de Alagoas, Mestre e Doutora pela Universidade Federal da Bahia/Universidade do Algarve (Portugal). É professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem e tutora do Programa de Educação Tutorial. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história urbanística, iconografia e design. Tem participado de eventos nacionais e internacionais apresentando resultados de suas pesquisas sobre o patrimônio urbano de vilas e cidades coloniais nordestinas. Além de trabalhos de cunho científico, apoiados por instituições como a Calouste Gulbenkian (Portugal), CNPq, FAPEAL e IPHAN, tem desenvolvido, junto ao Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem e ao Laboratório de Criação da UFAL, atividades de design de identidade visual e concepção plástico-conceitual das instalações e objetos, com o apoio da Petrobrás, do BNB e outros.

Ruth Verde Zein, http://lattes.cnpq.br/8375309081976653. Arquiteta (1977) pela FAU-USP, mestre (1999) e doutora (2005) em Teoria, Historia e Crítica de Arquitetura pelo PROPAR-UFRGS e pós-doutora (2008) pela FAU-USP. Recebeu o Prêmio CAPES 2006 de Teses da área de Arquitetura e Urbanismo. Foi colaboradora e editora da revista Projeto. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, autora de centenas de artigos e vários livros publicados e conferencista em universidades brasileiras e internacionais.

Saide Kahtouni. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1986), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, (1993) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2003). Tem grande experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, paisagem urbana, seus fundamentos e história, infraestrutura e desenho urbano e de paisagem, equipamentos urbanos, e consultoria ambiental.

Sálua Kairuz Manoel Poleto é arquiteta e urbanista (EESC-USP 2001), mestre em Arquitetura e Urbanismo (EESC-USP 2004) e doutoranda em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (EESC-USP) com pesquisa na área de habitação e urbanismo modernos. É docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Araraquara e atua em projetos de arquitetura e urbanismo.

Sarah Feldman. Professora e pesquisadora  do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP/São Carlos. Pesquisadora do CNPq. Editora da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.Autora de “Planejamento e Zoneamento. São Paulo, 1947-1972” São Paulo. EDUSP/FAPESP.2005 e organizadora com Fernandes, Ana de  “O urbano e o regional no Brasil contemporâneo. Mutações, tensões, desafios.” Salvador/São Paulo: EDUFBA/FEU/ANPUR, 2007.

Silvana Rubino. Graduada em Ciências Sociais pela USP (1982), com mestrado em Antropologia Social (1992) e doutorado em Ciências Sociais (2002) pela UNICAMP. É professora em tempo integral do Departamento de História e do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Realizou estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, sob a supervisão de Afrânio Garcia. Organizou, com Marina Grinover, o livro Lina por escrito (Cosac Naify, 2009). É autora de diversos artigos sobre arquitetura moderna, patrimônio cultural e revitalização de áreas urbanas.

Sílvio Mendes Zancheti. Arquiteto, Doutor em Planejamento Urbano (FAUUSP), professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), da UFPE (1979 atual). . Fundador e coordenador do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI). Coordenador da Cátedra UNESCO na UFPE (2001-2003). Consultor do Banco Mundial, da Comunidade Européia e do  BID. Atualmente coordena trabalhos de conservação no Convento Franciscano de Olinda, com financiamento do World Monuments Fund e pesquisa sobre indicadores de conservação para cidades históricas, com o apoio do CNPq e do Getty Conservation Institute.

Silvio Soares Macedo. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUSP (1974), especialização em Preservação do Patrimônio Ambiental Urbano pela FAUUSP (1978), mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1982 e 1988). Professor Titular da USP. Coordenador do Laboratório QUAPÁ da FAUUSP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Paisagística, Ambiente e Paisagem.

Sinval Cantarelli Xavier possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2004), especilização em Grafica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Engenharia Oceânica (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente é professor assistente da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Coordenador de Mapeamento e Informações Geográficas da Prefeitura de Pelotas.

Sueli Ramos Schiffer. Arquiteta e Urbanista (1975), Doutora pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado no ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration, em Roma. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com atuação nos seguintes temas: desenvolvimento urbano e regional, políticas públicas, renovação e conservação urbana, transformações urbanas e socioeconômicas na Região Metropolitana de São Paulo, desenvolvimento regional e globalização da economia.

Suyene Riether Arakaki. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1997). Atualmente é professora do Centro Universitário de Brasília e mestrando na FAU UnB.

Sylvia Ficher. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1972), obteve o Master of Science in Historic Preservation (1978) pela Columbia University, Nova York, e é Doutora em História Social (1989) pela FFLCH/USP. Fez Pós-Doutorado em Sociologia (1990-92) na École des Hautes Etudes en Science Sociales, Paris. Atualmente é  Professora Associada 2 da UnB. Atua na área de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino e profissão de arquiteto, urbanização do DF e arquitetura e urbanismo de Brasília. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B.

Tainá Reis de Paula. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Pós-graduanda no programa de pós-graduação da Casa de Oswaldo Cruz – Curso de especialização em preservação e gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde; Arquiteta na Prefeitura de Nova Iguaçu, região metropolitana do Rio de Janeiro; Atuante na área de preservação do patrimônio cultural, tendo atuado em projetos na área e publicado artigos sobre o tema.

Tais Feijo Viana possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2005), especialização no curso de Gestores Regionais de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e Técnico em Edificações pelo IFSul (1999). Atuou como Arquiteta e Urbanista na Prefeitura Municipal de São José do Norte, RS, na área de planejamento e projeto do espaço urbano (2006-2009). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas.

Tamara Tania Cohen Egler. Arquiteta, mestre em planejamento urbano e regional, doutora em sociologia, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPPR/UFRJ, Pesquisador 1B do CNPQ, Cientista do Nosso Estado da Faperj, Coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas do Rio de Janeiro que compõem o programa Pronex da Faperj e CNPq e do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço do IPPUR\/UFRJ.

Tatiana Andrade. Arquiteta urbanista (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2010). Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora / MG e do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Thêmis da Cruz Fagundes (themisfa@gmail.com) possui o título de PhD em Housing & Urbanism pela Architectural Association School Of Architecture, Londres, 2001. Arquiteta e Urbanista pela UFRGS, 1980, atuou como consultora em planejamento urbano e regional no RS. Professora universitária e pesquisadora desde 1990, atualmente é professora adjunta no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade da UFSC. Atua na área de projeto, com ênfase em metodologias digitais e redes de aprendizagem. Sua produção científica é direcionada às áreas de Tecnologia e Mídias Digitais, Habitação e Sustentabilidade do Ambiente Construído e Planejamento Urbano. Vice-coordenadora, pela UFSC, da equipe de pesquisa e desenvolvimento do Projeto Casa Solar Flex do grupo de Universidades do Consórcio Brasil desde 2009.

Thereza Cristina Couto Carvalho (Carvalho Santos). Possui Doutorado em Urban Design pela Oxford  Brookes University (1992), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela  COPPE/UFRJ (1980) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1975). Atualmente é Professora Associada nos cursos em nível de Graduação e de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Realiza pesquisas  em morfologia urbana com ênfase em  espaços públicos e residenciais. Atua nas áreas de Planejamento Urbano e Regional e Ordenamento Territorial. 

>Thiago Leitão de Souza. Doutor (2009) e Mestre (2003) em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU-UFRJ. É professor adjunto de Expressão Gráfica na FAU-UFRJ, tendo lecionado desenho de arquitetura na PUC-Rio e na UFF. Como pesquisador, faz parte do Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital do PROURB, atuando principalmente com o tema do patrimônio virtual.

Tim Waterman. Arquiteto e paisagista (University of Idaho e Rhode Island School of Design, EUA). É pesquisador, professor da graduação e da pós-graduação na Writtle School of Design, Inglaterra. Autor dos livros 'Fundamentals of Landscape Architecture' e, com Ed Wall, do livro 'Basics Landscape Architecture: Urban Design' (ambos da AVA Publishing em 2009).

Underléa Miotto Bruscato. Arquiteta pela Unisinos, Doutora em Arquitetura na área Comunicação Visual em Arquitetura e Design pela Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona, Espanha (2006). Atualmente é professora da Unisinos, nos cursos de graduação Arquitetura e Urbanismo. Docente permanente no Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle. Editora do Periódico Científico - Arquitetura Revista Unisinos. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na representação gráfica digital e analógica,técnicas de visualização adequadas para comunicação e interação dos processos inovativos de projeto em arquitetura e design.

Vanesca Prestes. Corregedora-Geral da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre.vanescaprestes@gmail.com. Mestre em Direito pela PUC/RS, Especialista em Direito Municipal, Procuradora do Município de Porto Alegre, Corregedora-Geral da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, Diretora do Instituto O Direito por um Planeta Verde, Coordenadora-Geral do Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos, Conselheira do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CFDD/Ministério da Justiça), Professora convidada da FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Vera F. Rezende. Arquiteta urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE –UFRJ, Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo –UFF. Coordenadora da Pesquisa “Urbanismo no Brasil – Subprojeto Rio de Janeiro: teorias e práticas em temporalidades diversas”, parte da rede de pesquisa “Urbanismo no Brasil”.

Vinicius de Moraes Netto. Doutor em Advanced Architectural Studies (University College London, 2007), tendo realizado Pós-Doutorado ligado ao projeto de desenvolvimento em áreas estratégicas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR, 1999) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Professor Convidado do PROPUR/UFRGS.

Virgínia Pontual. Professora do Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, UFPE. Doutora em Arquitetura e Urbanismo, USP. Pós-doutorado na Universidade de Lille1 e na FAUUSP. Diretora da ANPUR (2007-2009). Pesquisadora da rede de pesquisa: Urbanismo no Brasil. Conselheira Científica do CECI. Membro do Conselho Editorial do Journal City&Time e do Conselho de Colaboradores da Revista do BNB (2003-05). Coordenadora do X SHCU e do Colóquio Internacional Louis-Léger Vauthier. Artigos publicados em periódicos nacional e internacional, livros, capítulos de livros e comunicações em anais de congressos.

Virginia Santos Lisboa.Arquiteta e Urbanista  pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - FAUUSP (1987) e mestrado na área de Planejamento Urbano e Regional na FAUUSP (2010). Professora da Faculdade Metropolitanas Unidas. Curso de Design. Consultora na área de requalificação de áreas comerciais, acessibilidade, fluxos e turismo de compras na área central, gestão e coordenação de projetos de espaços públicos e de eventos.

Vladimir Bartalini. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1972). Mestrado (1988) e doutorado (1999) pelo Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor e pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo –  FAU-USP desde 1985 (em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa a partir de 2009). Atual coordenador da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Curso de Pós-Graduação da FAU-USP. Pesquisador do Laboratório Paisagem Arte e Cultura – LABPARC, da FAU-USP. E.mail: bartalini@usp.br

Washington Luis Lima Drummond. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia e pesquisador associado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, estética, história, cidade e música.

Wilson Vieira Júnior. Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Brasília em 2003. Mestrando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - UnB. Atua na área de História com pesquisas voltadas para o estudo do Distrito Federal, Goiás colonial e temas que envolvam história colonial, arquitetura, patrimônio, cartografia e paleografia. Membro do grupo de Pesquisa CNPq FAU/UnB em Cartografia Histórica de Goiás e Distrito Federal.