Apresentação

Em tempos de crescimento urbano global, da consequente ampliação das demandas da sociedade, e do fomento das atuações em redes, a transversalidade de temas e objetos difunde e induz os processos e enfoques criativos. Numa abordagem prospectiva, o I ENANPARQ visa identificar o estado da arte da reflexão sobre o campo disciplinar, buscando compreender as questões, possibilidades e impasses subjacentes às pesquisas em Arquitetura e Urbanismo na atualidade e contribuir para a formulação de novas prioridades e diretrizes. Assim, espera-se que as discussões possam abranger amplamente a produção das pesquisas na área no âmbito da teoria, da crítica, da história, da tecnologia e do projeto, na escala do edifício, da cidade, da paisagem e do território. Observando-se os discursos teóricos, a prática e os diversos temas do fazer arquitetural, urbanístico e paisagístico, e o ensino as contribuições foram solicitadas e organizadas a partir dos seguintes blocos temáticos: teoria, história e crítica; projeto; tecnologia e conforto; análise e representação.

Este CD contém os trabalhos completos que participam do I ENANPARQ. São artigos que compõem os Simpósios Temáticos e pôsteres que integram a exposição do evento. Na apresentação dos trabalhos, optamos pela fidelidade ao material recebido. A identificação dos trabalhos e resumos não foi alterada e estes não sofreram nenhum tipo de revisão, guardando a integralidade dos textos dos autores.

Destaca-se que a opção pela organização do I ENANPARQ em Simpósios Temáticos revelou-se profícua sob diversos aspectos, a serem futuramente avaliados, mas sobretudo, por tratar-se de um evidente retrato das pesquisas e das redes em Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

Agradecemos a participação de todos, certos de podermos contribuir para este importante passo na formação e organização de nosso campo.


Coordenação Geral do Comitê Cientifico do I ENANPARQ
Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2010


APOIO:
ANPARQ © 2009 - ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-gradução em Arquitetura e Urbanismo - www.anparq.org.br