Urbanistas e urbanismo moderno: trajetórias múltiplas e juízos historiográficos
04/09/2017 à 06/09/2017
Colegas, segue anexo o tema, dias e lugar do III Seminário Urbanistas e Urbanismo Moderno. Essa mensagem destina-se a marcar uma primeira divulgação e em breve estaremos lançando a chamada de trabalhos e o formato do evento. Será um prazer contar com a contribuição de todos vocês, reservem os dias nas suas agendas.
Seminário
Urbanistas e urbanismo moderno: trajetórias múltiplas e juízos historiográficos
Local: Fundação Joaquim Nabuco
Data: 4, 5 e 6 de setembro de 2017
O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE), localizado na cidade de Recife, tem a satisfação de convidar os pesquisadores da história das cidades, da arquitetura, do urbanismo e da engenharia urbana, da história das trajetórias profissionais e da história das idéias no âmbito do urbanismo e planejamento territorial, a enviarem trabalhos para o III Seminário Urbanistas e Urbanismo Moderno, a ser realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2017.
Nesta 3a edição do Seminário, que nasceu em Brasília, em abril de 2014, o tema será Urbanistas e urbanismo moderno: trajetórias múltiplas e juízos historiográficos.
Privilegiam-se, nesse sentido, contribuições sobre agentes que perpassam mais de um campo de atuação (seja projetual, didático, teórico, legislativo, de gestão) ou que articulem mais de um campo de saber (arquitetura, urbanismo, engenharia sanitária, história, conservação, sociologia, filosofia, direito, artes), ajudando a construir uma visão de cidade ou do urbanismo sem os atuais limites disciplinares, nos levando a desafios importantes do ponto de vista crítico e historiográfico. São justamente, então, os juízos historiográficos o segundo enfoque dessa edição, para se pensar nos desafios de se estudar essas trajetórias múltiplas, abrindo-se, ainda, para a incorporação de temas como o da fortuna crítica de urbanistas e planejadores, as relações entre historiografia e ideologia, trajetórias vinculadas a regimes ditatoriais e outros urbanismos não modernistas.